25 jan

4 erros na hora de montar o escritório que você não deve cometer

Existem momentos em que você precisa encarar algumas mudanças, seja na sua vida ou até mesmo no trabalho. No começo do ano, é chegada a hora de renovar as energias e também os espaços em que você transita diariamente.

Em casa, muitas vezes, escolhemos novos objetos para compor o ambiente para mudá-lo de forma sutil, mas muito eficiente. Nas empresas, os móveis são os protagonistas e os primeiros a serem modificados. Porém, nem sempre fazemos as escolhas certas. Confira, a seguir, 4 erros na hora de montar o escritório que você não deve cometer.

 

1. Custo x Qualidade

O mobiliário precisa ser escolhido com muita atenção, pois o objetivo é melhorar a saúde dos colaboradores e conferir a melhor adaptação possível ao espaço. E, para isso, é preciso investir e priorizar a ergonomia.

O principal desafio está na hora de definir as opções ideias, cuidando para que a empolgação não acabe resultando em prejuízos. Nem sempre os itens de menor preço são os mais qualificados. Nessas horas, o valor dos produtos deve ser levado em consideração, mas mais do que isso é importante fazer uma escolha consciente, de móveis e utensílios ergonômicos, que vão oferecer conforto e segurança para todos os profissionais da empresa.

 

2. Móveis da moda

As tendências em mobiliário, composto por estilos e cores que estão em alta, são um fator determinante para muitas empresas. Afinal, quem não quer estar na moda e ter um ambiente de trabalho considerado moderno e inovador? Porém, muitas vezes, fazer a escolha dos móveis seguindo essa lógica pode ser um erro.

Claro que mobiliar o escritório com móveis, objetos e utensílios que estão de acordo com as tendências do mercado é importante, mas esse fator não pode influenciar na identidade da empresa. É preciso ter cuidado para manter o perfil da marca intacto nessas mudanças. Então, ao fazer novas escolhas para o escritório use a criatividade para transformar ao ambiente sem perder a identidade da marca.

 

3. Espaços e proporções

Outro erro muito comum no momento de escolher novas opções para o mobiliário está na composição do espaço. Além dos móveis serem modernos e funcionais, eles precisam encaixar perfeitamente no local e no perfil da empresa. As proporções nesse caso são muito importantes e estão totalmente relacionadas a ergonomia do ambiente.

Segundo a Norma Regulamentadora 17 (NR 17), para trabalho manual sentado ou que tenha de ser feito em pé, os móveis devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, visualização e operação e ter características dimensionais que possibilitem posicionamento e movimentação adequados do corpo. Isso significa que, além de optar por móveis ergonômicos, eles devem ser organizados no escritório para proporcionar o máximo de conforto para os trabalhadores de acordo com suas funções.

 

4. Visual x Ergonomia

O último item da lista de erros comuns que surgem no momento de fazer a escolha do mobiliário certo para o escritório é a importância da ergonomia. O ideal é que na hora de optar por um conjunto de móveis eles não sejam somente bonitos e estejam de acordo com a identidade visual da marca, mas sejam ergonômicos e compatíveis com as características psicofisiológicas dos colaboradores.

Para isso, é importante ter atenção no momento de fazer a troca dos móveis e utensílios. Se antes você não encontrava solução para manter os profissionais da sua empresa mais saudáveis, não cometa mais essa falha. Saiba que existem muitas opções de cadeiras com altura ajustável, mesas e bancadas, assim como apoiadores para os pés e braços, que funcionam como diferenciais ao permitir a boa postura dos colaboradores, evitando dores, doenças ocupacionais e prejuízos para a organização como um todo.

 

Conheça os móveis certos para o seu negócio, contate a Prolabore e veja as melhores opções de mobiliário ergonômico para a sua empresa.

Author:
Tags: , ,

POSTS RELACIONADOS

4 nov

3 riscos para a saúde do trabalhador em um escritório não ergonômico

Os problemas vão desde dores na coluna a problemas de fertilidade

Leia mais
17 nov

Atenção aos riscos de trabalho no escritório

Ainda que não apresente os mesmos perigos do chão de fábrica, o escritório pode, sim, prejudicar a saúde do trabalhador.

Leia mais
11 nov

Ambiente de trabalho bem planejado diminui preocupações da empresa

A ergonomia pode ajudar muito para evitar pequenos problemas na rotina dos trabalhadores

Leia mais