18 23 jan

8 dicas para comprar uma cadeira de trabalho

A escolha na hora de comprar uma cadeira ou poltrona para o ambiente de trabalho merece atenção especial. Afinal, assim como um colchão, ela será usada durante oito horas por dia, o que exige cuidados para que ela seja uma aliada do conforto e do bem-estar dos colaboradores. Por isso, ao pesquisar diferentes mobiliários, observe alguns pontos importantes, conforme as dicas a seguir:

1. Informe-se a respeito da Norma Regulamentadora nº 17, a NR17, que dispõe sobre aspectos ergonômicos e objetiva estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores para que eles tenham o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

2. A cadeira deve ter bordas arredondadas, oferecer regulagem de altura de encosto e de assento, e apoio para braços. Assim, o móvel garante o conforto para quem passa várias horas sentado e ajuda na manutenção de uma postura correta, evitando o aparecimento de lesões.

3. Algumas funções requerem que as cadeiras tenham rodízios (para atendentes de um call center, por exemplo), outras não. Ao avaliar modelos de cadeiras com rodízios, é importante verificar, também, se estes são adequados ao tipo de piso do local onde a cadeira será usada. Modelos compatíveis garantem mais estabilidade para o usuário, além de preservarem o revestimento do chão.

4. Também para garantir a estabilidade do usuário, o ideal são cadeiras com cinco pás. Os modelos fixos podem ter estruturas diferenciadas, mas é importante que você teste bem antes da compra para evitar acidentes.

5. Para ter um espaço de trabalho funcional, selecione os móveis corretos e escolha o melhor local para colocá-los, conforme as características da empresa e as funções nos ambientes. Cadeiras para sala de reuniões, por exemplo, podem ser mais simples do aquelas que irão suportar por horas a fio o corpo e a movimentação de um colaborador.

6. É importante também prestar atenção aos materiais da cadeira que está sendo avaliada. Os melhores revestimentos são aqueles que absorvem a transpiração, pois eles garantem o conforto térmico, independentemente da temperatura.

7. Um bom investimento podem ser os modelos que têm assento e encosto em espuma injetada anatomicamente. Este é um material altamente resistente a deformações, o que aumenta a vida útil da cadeira e melhora seu desempenho ergonômico.

8. Por fim, lembre-se que a aparência é apenas um dos aspectos a avaliar – e está longe de ser o mais importante. Observe a base da cadeira, a resistência do encosto, a qualidade dos rodízios. Considere se os componentes são robustos. E, é claro, sente-se e experimente cada modelo que for avaliar.

Na hora de escolher cadeiras e poltronas para os trabalhadores da sua empresa, tenha em mente que um ambiente confortável e favorável à saúde e ao bem-estar da equipe é aquele que oferece as melhores condições de trabalho – e isso inclui móveis confortáveis, ajustáveis às características dos diferentes profissionais, que garantem o conforto e o bem-estar. E para isso,  investir na ergonomia é fundamental.

Author:
Tags: , ,

POSTS RELACIONADOS

26 jan

Cadeira de escritório: como escolher o modelo ideal

Um dos móveis mais importantes em um ambiente de trabalho são as cadeiras. Por isso, é preciso encontrar o modelo ideal para compor o escritório.

Leia mais
30 jun

3 dores causadas pela falta de ergonomia no trabalho – e como resolvê-las

Móveis mal projetados e ausência de ergonomia no trabalho causam problemas no ambiente profissional. Mas, reunimos 3 maneiras de resolvê-las.

Leia mais
8 jun

5 riscos ergonômicos a evitar na sua empresa

Saiba o que são os riscos ergonômicos e confira o que fazer para prevenir cinco situações comuns que ameaçam as organizações.

Leia mais
Chame no Whatsapp