Três tipos de desvios na coluna e como se prevenir
Durante a jornada de trabalho, os problemas na coluna estão entre as coisas que mais atrapalham os funcionários. Segundo um levantamento realizado a partir do site do Ministério da Previdência Social, o problema que mais causa afastamentos é a dor nas costas, responsável por quase 160 mil licenças anuais.
Essas dores advêm de deformidades da coluna vertebral, que podem ser divididas em três tipos mais comuns: cifose, escoliose e lordose. E é preciso prevenir-se para não sofrer ainda mais com elas. Pensando nisso, reunimos para você as principais características de cada uma. Confira, a seguir:
Cifose
A cifose ocorre devido à curvatura anormal da coluna vertebral em que o ângulo excessivo está para fora. Ou seja, em vez de os seus ombros estarem na posição correta, eles estão caídos para frente. As pessoas com cifose podem sentir dor e rigidez nas costas, mas, em sua maioria, não apresentam nenhum sintoma, apenas um arredondamento acentuado das costas para frente.
Escoliose
A escoliose pode ser classificada como uma curvatura lateral da coluna vertebral, ocorrendo tanto para o lado direito como para o esquerdo. Nesse caso, a coluna realmente se torce, não somente para os lados, mas para frente e para trás e em volta do seu próprio eixo.
Lordose
A lordose ocorre quando as pessoas têm uma curvatura anormal da coluna vertebral no plano lateral. Ela provoca um acentuado arco interno na região lombar, logo acima das nádegas, causando dores na região. Pode ser hereditária ou causada a partir de doenças, como artrite – bastante comum em mulheres de 30 a 50 anos -, distrofia muscular e nanismo.
Como se prevenir?
Uma das melhores formas de se prevenir e não sofrer tanto com dores e desconfortos com os três casos citados acima é mantendo a saúde do seu corpo. De que forma? Priorizando hábitos saudáveis, como fazer exercícios diariamente, mas, principalmente, não forçando a coluna durante a jornada de trabalho.
Quando se passa muito tempo sentado digitando no computador, por exemplo, é preciso cuidar para não forçar os ombros para frente e não piorar um problema como a cifose. Da mesma maneira, quando não se mantém uma boa postura durante as 8 horas de trabalho é possível sofrer com dores na lombar, aumentando a chance de acentuar uma lordose, ou até mesmo surgirem problemas de escoliose.
Mas, afinal, como prevenir isso? Equipando o seu escritório com cadeiras adequadas para o biotipo do profissional que vai ocupá-las, que passa horas sentado durante o expediente, compondo o ambiente com acessórios que oferecem mais conforto ao dia a dia do trabalhador, como os apoiadores para os pés. Assim, ele conseguirá manter uma boa postura e não sofrerá com dores, diminuindo a chance de piorar qualquer um dos três tipos de desvios na coluna.
Gostou do artigo? Então, continue a acompanhar o nosso blog para ter sempre informações sobre a importância da ergonomia no nosso cotidiano e dicas para implementá-la. Entre em contato conosco e saiba tudo mais que podemos fazer.
Author: Prolabore
Tags: ergonomia no trabalho, saúde e prevenção de doenças