19 22 mar

Como a ergonomia reduz os riscos de quem trabalha em excesso

Uma pesquisa realizadas nos EUA mostrou que trabalhar mais de 8 horas diárias aumenta em 61% o risco de lesões. Grande parte dessas lesões levam ao afastamento do trabalhador de suas atividades e 90% são causados por mobiliário ou equipamento inadequado, segundo a Previdência Social. Mas esse cenário pode ser minimizado com o uso de ergonomia.

 

Evitando doenças laborais com ergonomia

A ergonomia é justamente a ciência que estuda a relação do homem com seu ambiente de trabalho. É por meio dela que especialistas avaliam os riscos presentes em locais de trabalho e desenvolvem equipamentos a fim de evitá-los. Por isso ela é tão importante de ser considerada na construção do ambiente de trabalho. Separamos alguns exemplos de doenças comuns nos trabalhadores e que podem ser evitadas com o uso das práticas ergonômicas.

 

Varizes nos membros inferiores

Ficar muito tempo na mesma posição é um grande risco, principalmente se você excede o tempo recomendado de trabalho diário. Varizes podem causar fortes dores, mas pode ser evitada.

 

  • Principais causas: muito tempo em pé ou sentado; pouca movimentação.
  • Prevenção: análise ergonômica das tarefas, permitindo melhor adequação do mobiliário às necessidades, permitindo alternância de postura e maior mobilidade.

 

 

Transtornos nas articulações

Para quem trabalha em excesso algumas pequenas dores causadas por um dia de má postura pode causar grandes problemas de saúde por conta do tempo de exposição.

 

  • Principais causas: Postura inadequada; movimentos repetitivos – principalmente com cargas pesadas –

 

  • Prevenção: Cadeiras ergonômicas de altura e inclinação ajustáveis para manter a postura; descanso de pés e braços; mousepads para manter o punho em posição confortável.

 

Transtornos mentais

Doenças como depressão, ansiedade, síndrome de pânico, entre outras são comuns em quem possui cargas de trabalho excessivas e em 2017 foram a terceira maior causa de afastamentos, segundo INSS.

 

  • Principais causas: estresse; cansaço; pressão, assédio no trabalho, etc.
  • Prevenção: Além do mobiliário adequado é importante pensar no ambiente como um todo. Pensando desde a incidência da luz no local até as cores na parede. Cores como verde e amarelo podem ajudar na concentração e passar segurança.

 

Assim como essas doenças existem muitas outras que podem atingir principalmente quem excede a carga horária recomendada. Por isso é importante prevenir e investir na sua saúde. Na Prolabore nós temos produtos pensados ergonomicamente que visam o conforto e bem-estar. Acesse o site e confira.

Author:
Tags: , ,

POSTS RELACIONADOS

30 jun

3 dores causadas pela falta de ergonomia no trabalho – e como resolvê-las

Móveis mal projetados e ausência de ergonomia no trabalho causam problemas no ambiente profissional. Mas, reunimos 3 maneiras de resolvê-las.

Leia mais
22 jun

5 motivos para investir em ergonomia

Muitas empresas sofrem com o afastamento dos trabalhadores em função de problemas de saúde, que podem ser evitados com ergonomia.

Leia mais
7 dez

Análise Ergonômica do Trabalho: período para revisar e renovar

Além de revisar a AET em um curto intervalo de tempo, saiba qual a melhor época e por que você deve renovar a análise ergonômica da sua empresa.

Leia mais
Chame no Whatsapp