Como organizar um ambiente ergonômico para quem trabalha em pé
É comum, quando falamos em ergonomia, fazermos automaticamente a ligação com ambientes de escritório, onde os colaboradores passam a maior parte do tempo sentados. No entanto, a ergonomia também deve ser aplicada para quem trabalha em pé.
Passar muito tempo trabalhando em pé pode ser extremamente cansativo e capaz de causar dores nas costas, pés e tornozelos, além de gerar problemas de circulação nos membros inferiores. Para quem exerce esse tipo de atividade existem algumas dicas que podem diminuir essas condições, como movimentar-se com frequência, sentar durante os intervalos e usar roupas leves.
Porém, além das dicas, também existem equipamentos pensados estrategicamente, com ergonomia, para suprir a demanda desses trabalhadores. Conheça alguns:
Banco semi-sentado
Para as atividades que devem ser exercidas em pé, o banco semi sentado é uma ótima opção ergonômica para não prejudicar a postura do trabalhador. Esse banco permite que o profissional mantenha a região do quadril apoiada no assento, porém, permanece em pé.
A posição do banco, além de melhorar a postura, permite eliminar a pressão nos pés e melhora a circulação sanguínea. E, por ser de altura regulável, adapta-se ao porte de qualquer trabalhador. Assim, a troca de turno não será um problema.
Apoio para pés
Frequentemente utilizado por quem trabalha sentado, o apoio para pés também pode ser um ótimo aliado ergonômico de quem trabalha de pé. O trabalhador pode utilizá-lo revezando o pé apoiado para diminuir a tensão, contribuindo para a distribuição de peso no corpo, além de melhorar a circulação sanguínea.
Bancada
Em casos em que trabalhar em pé frente a uma bancada, a altura do móvel também influencia. A definição do tamanho depende do trabalho a ser executado e da posição do cotovelo da pessoa que o executará. Normalmente, a bancada deve ficar de 5cm a 10cm abaixo da altura dos cotovelos. Mas como falamos, a função exercida é que determinará essa condição.
Ficou interessado em mudar o ambiente da sua empresa para melhor? Entre em contato com a Prolabore e veja a produtividade do seu negócio subir.
Author: Prolabore
Tags: ambiente de trabalho, ergonomia no trabalho, saúde e prevenção de doenças