18 5 out

Conforto, segurança e eficiência: a tríade básica da ergonomia

Ergonomia é a uma palavra de origem grega, na qual “ergo” se refere a trabalho e “nomos” significa leis e normas. Além de ser conhecida como uma ciência multidisciplinar que reúne algumas regras com o objetivo de tornar as atividades diárias – principalmente aquelas relacionadas ao ambiente organizacional – mais saudáveis, é sustentada por uma tríade básica, que engloba questões como conforto, segurança e eficiência. A ergonomia faz com que qualquer esforço (físico e mental) seja reduzido, distanciando as pessoas das doenças ocupacionais. Você já ouviu falar sobre esse tema?

A tríade ergonômica nada mais é do que a união de características fundamentais para um posto de trabalho ser considerado adequado. Ou seja, quando escolhemos móveis ergonômicos para compor o ecossistema de trabalho, naturalmente estamos promovendo a sua tríade. Entenda o motivo pelo qual o conforto, a segurança e a eficiência fazem parte da tríade ergonômica:

 

Conforto

O conforto está relacionado a tudo que você pode fazer para que os colaboradores da empresa sintam que eles estão no ambiente certo. E aqui nos referimos tanto ao conforto físico quanto ao mental.

É preciso construir um espaço de trabalho favorável para o desenvolvimento de bons relacionamentos, em que os profissionais se sentem tranquilos, relaxados e motivados a dar o seu melhor todos os dias. Assim como é primordial que eles se sintam muito confortáveis durante o expediente.

Ao compor o ambiente com cadeiras e mesas adequadas ao biotipo de cada um e organizar o posto de trabalho com os utensílios básicos para manter a saúde de todos, como apoiadores para braços e pés, é possível que você conte com equipes muito mais preparadas para encarar os desafios do dia a dia. Isso porque somente com conforto eles se sentirão mental e fisicamente saudáveis para colocar toda sua energia a cada novo projeto ou demanda.

 

Segurança

Construir um ambiente ergonômico é sinônimo de oferecer segurança em todas as tarefas desenvolvidas dentro de uma empresa. Desde aquelas mais complexas, relacionadas ao setor de construção civil, por exemplo, que apresentam condições de trabalho sujeitas a maiores perigos e exigem atenção redobrada com a ergonomia, àquelas mais simples, mas não menos importantes, como as práticas nos escritórios.

Os riscos com acidentes e doenças ocasionadas pela atividade laboral são preocupações que rondam toda organização, independentemente do setor. E, por isso, é preciso visar a segurança e a saúde do trabalhador sempre. Para isso, as companhias devem cumprir com as exigências da Norma Regulamentadora (NR 17), que prevê a adaptação das condições de trabalho, ou seja, dos móveis e utensílios usados, com o objetivo de proporcionar aos trabalhadores o máximo de conforto, segurança e condições para um desempenho eficiente.

 

Eficiência

A ergonomia, ao adaptar as condições de trabalho às capacidades psicofisiológicas, antropométricas e biomecânicas das pessoas, permite que tanto o esforço físico como o mental, as habilidades pessoais e o estado psíquico de cada profissional sejam levados em consideração. Dessa maneira, quando pensamos que um ambiente é composto de forma ergonômica, com móveis, utensílios e atividades pensadas para promover a saúde e o bem-estar de todos, também entendemos que esse mesmo espaço pode ajudar a manter a eficiência de cada colaborador.

A empresa que insiste em manter um ecossistema ergonômico em todas as suas esferas: físico (que diz respeito às características humanas anatômicas), cognitivo (relacionado aos processos mentais, como a percepção e a  memória, que afetam as interações entre as pessoas) e organizacional (ligado a estrutura organizacional, assim como as políticas e processos de uma empresa), está totalmente preparada para extrair o melhor do potencial dos profissionais. A ideia aqui é que, com a ergonomia, eles se sintam mais dispostos, seguros e confiantes para desempenhar as suas tarefas. Assim, a empresa como um todo ganha em qualidade e eficiência de produção.

Deseja aplicar a tríade básica ergonômica no seu ambiente de trabalho? Então, comece escolhendo os móveis ideais para compor esse espaço. Conheça os produtos da Prolabore e entenda que é possível construir um ecossistema ergonômico muito saudável: confortável, seguro e eficiente.

 

Author:
Tags: , , ,

POSTS RELACIONADOS

24 ago

3 áreas em que a ergonomia pode ser aplicada

Conheça os setores que precisam redobrar sua atenção para atender as exigências ergonômicas e, assim, ter melhor cuidado com seus colaboradores.

Leia mais
22 jun

5 motivos para investir em ergonomia

Muitas empresas sofrem com o afastamento dos trabalhadores em função de problemas de saúde, que podem ser evitados com ergonomia.

Leia mais
6 set

7 princípios básicos da ergonomia

Cuidados com as condições do ambiente, equipamentos e ferramentas e possíveis riscos à saúde são apenas alguns desses princípios. Saiba mais neste artigo.

Leia mais
Chame no Whatsapp