3 maio

Conheça o Abril Verde e entenda sua importância para a saúde do trabalhador

No dia 28 de abril foi comemorado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em homenagem às vítimas de acidentes e doenças relacionadas à atividade laboral. A data, instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2003, reforça a importância dos cuidados com a saúde dos trabalhadores.

Por isso, durante todo o mês de abril, instituições de todo o País promoveram campanhas voltadas à conscientização para prevenção ao acidente de trabalho. No entanto, o tema não deve permanecer restrito ao quarto mês do ano. As doenças e acidentes de trabalho são onerosas ao trabalhador, ao empreendedor e ao Estado e, apesar de abril promover a reflexão sobre o assunto,  precisamos tratar da sua prevenção o ano inteiro.

A maioria desses acidentes são causados por condições inadequadas de trabalho, que vão desde a iluminação do local, à falta de equipamentos de segurança ou até mesmo o mobiliário que não condiz com as necessidades laborais a serem exercidas. Por isso é importante não só falar da existência do problema, que todos sabemos que existe, mas como é possível evitá-lo.

 

Investir em ergonomia é investir na prevenção

A ergonomia é uma grande aliada na luta por prevenção a acidentes de trabalho. Com o uso de equipamentos ergonômicos é possível melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e reduzir os riscos de acidentes e doenças.

 

Leia também: O que é ergonomia

 

Um ambiente de trabalho ergonômico oferece aos trabalhadores maior conforto e métodos de prevenção a acidentes e patologias ocupacionais. As conhecidas doenças de trabalho são aquelas que expõem o colaborador a riscos ergonômicos, ambientais e de acidentes capazes de alterar sua qualidades de vida e bem-estar.

Lesão por esforço Repetitivo (LER) e Doença Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são exemplos de doenças causadas por ambientes não pensados com ergonomia.
E, quando não aplicado um planejamento ergonômico adequado, essas doenças podem causar prejuízos os colaboradores, inclusive levando-os ao afastamento de suas funções.

 

Author:
Tags: , ,

POSTS RELACIONADOS

4 nov

3 riscos para a saúde do trabalhador em um escritório não ergonômico

Os problemas vão desde dores na coluna a problemas de fertilidade

Leia mais
27 out

4 medidas para reduzir acidentes de trabalho nas empresas

País tem índices altos, mas medidas simples podem ajudar a evitar os acidentes em ambientes laborais.

Leia mais
7 dez

Análise Ergonômica do Trabalho: período para revisar e renovar

Além de revisar a AET em um curto intervalo de tempo, saiba qual a melhor época e por que você deve renovar a análise ergonômica da sua empresa.

Leia mais