18 6 jul

O que é ergonomia cognitiva?

O estudo ergonômico é dividido em três ramos: o cognitivo, o físico e o organizacional e, para manter a boa saúde de uma empresa, é preciso estar atento a todos eles. Segundo a Norma Regulamentadora NR 17, a ergonomia deve proporcionar um máximo de conforto e segurança, mas também de desempenho eficiente nos ambientes de trabalho. Por isso, neste artigo você vai conhecer a importância da ergonomia cognitiva para a sua empresa.

Ergonomia cognitiva no trabalho

A ergonomia cognitiva atua na maneira como os colaboradores pensam e processam informações ao executarem suas tarefas. Ela observa o conjunto de fatores que determinam as respostas emocionais que um profissional apresenta no espaço organizacional, e está totalmente ligada a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores.

Sua principal função é controlar a performance dos indivíduos e as consequências das atividades desenvolvidas por eles. Seja em operações braçais, demandas complexas ou minuciosas, tarefas que exijam alto nível de concentração ou tomadas de decisões, a ergonomia cognitiva faz com que os profissionais aumentem seu nível de satisfação e empenho durante a jornada de trabalho, levando esse estado de bem-estar para fora do ambiente da empresa.

Benefícios da ergonomia cognitiva

Esse ramo da ergonomia é conhecido por melhorar os aspectos relacionados à cognição do ser humano e, por isso, inclui o estudo de diferentes processos mentais, como a percepção, a atenção, a memória e o controle motor.

A ideia é levar os trabalhadores a melhor aprendizagem e maior absorção do conhecimento. Assim como aumentar a concentração dos mesmos na execução das suas tarefas diárias, contribuindo para que todos apresentem raciocínios mais rápidos e melhorem as suas capacidades de análise, avaliação de resultados e de resolução de problemas.

A ergonomia cognitiva é aplicada por meio de diferentes tipos de intervenção: no processo de recrutamento e seleção, ainda no início do relacionamento entre empresa e profissional, quando é feita a avaliação psicológica por meio de testes apropriados. Depois, por meio de treinamentos específicos para estimular novas habilidades, aprendizados e o desenvolvimento de atividades, e até durante as ginásticas laborais, pois essas estimulam hormônios que melhoram a memória e o humor dos colaboradores, por exemplo. Assim como pela organização do ambiente de trabalho, que influencia diretamente na atenção dos profissionais.

A partir disso, é preciso pensar, então, na composição do ambiente de forma geral. Destacamos a importância de investir em um mobiliário ergonômico, desenvolvido especialmente para atender às necessidades dos colaboradores e não prejudicar a sua performance durante a rotina de trabalho. Ao oferecer os móveis e utensílios certos, proporcionais ao biotipo de cada um, é possível eliminar preocupações e situações de estresse devido ao surgimento de doenças laborais, levando os profissionais a desenvolver suas tarefas com muito mais concentração.

Vantagens para as empresas

Contar com ergonomia cognitiva não traz benefícios somente para os trabalhadores, mas garante vantagens para as empresas. Além de melhorar a saúde dos profissionais de forma geral, ela permite:

  • Colaboradores com melhor retenção de conhecimento, mais atentos e motivados, fator positivo para os resultados da empresa;
  • Aumento da produtividade e eficiência dos colaboradores e, consequentemente, da empresa como um todo;
  • Melhoria da harmonia dentro da organização e, com isso, você tem uma ambiente de colaboração, troca de conhecimentos e incentivo a produção e criação;
  • Redução no número de quadros depressivos ou de ansiedade e, consequentemente, de afastamento;
  • Diminuição da rotatividade e, com isso, equipes mais entrosadas e mais eficientes.

 

A verdade é que de nada adianta somente prevenir acidentes ou assegurar a produtividade da empresa se você não estiver a todo momento promovendo o bem-estar de todos da equipe. Entre em contato com a Prolabore e conheça tudo sobre os nossos produtos. Continue acompanhando as nossas publicações e encontre ainda mais informações relevantes sobre ergonomia e como ter um ambiente de trabalho sempre saudável.

Author:
Tags: , ,

POSTS RELACIONADOS

18 ago

Call center: dicas para aumentar a produtividade da equipe

Comandar uma grande equipe de trabalho que realiza tarefas quase sem descansar durante o dia inteiro pode ser um grande desafio para o gestor de um call center.

Leia mais
26 jan

Cadeira de escritório: como escolher o modelo ideal

Um dos móveis mais importantes em um ambiente de trabalho são as cadeiras. Por isso, é preciso encontrar o modelo ideal para compor o escritório.

Leia mais
22 dez

Criar ambientes de descontração no escritório também é ergonomia

Fazer pausas no trabalho para a descontração e poder desopilar em um ambiente agradável aumenta a produtividade e a qualidade de vida de uma equipe.

Leia mais
Chame no Whatsapp