Dor nas costas: a maior causa de afastamento do trabalho
O simples ato de ajeitar sua postura durante o expediente pode prevenir que você enfrente uma patologia muito recorrente na vida dos trabalhadores. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% dos adultos já enfrentou ou enfrentará, no mínimo, uma crise aguda de dor nas costas. Esse problema é o que mais obriga pessoas no Brasil a se afastarem de suas funções.
Por mais impressionante que seja, essa doença atinge mais pessoas que trabalham sentadas na mesma posição durante o dia do que aquelas que trabalham em atividades pesadas. Não estar na posição correta, ou seja, com a lombar encostada no apoio da cadeira e a coluna reta em um ângulo de 90º com as pernas, é um fator que se agrava com o passar dos dias até resultar em um desconforto que obriga a pessoa a buscar auxílio médico.
De acordo com os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho, complicações na coluna foram o motivo de afastamento de 116 mil trabalhadores brasileiros somente no ano de 2016. Em alguns casos, o ambiente profissional também pode ser responsável pela má postura dos funcionários que trabalham sentados. Para evitar isso, é importante que se busque mobiliário ergonômico, como cadeiras que podem ser adaptadas à compleição física do usuário, mesas com altura correta, apoios para braços e pernas, por exemplo.
Outro método que pode ajudar a reduzir o número de colaboradores com problema e ausências em função da dor nas costas é incentivar a prática de alongamentos durante o expediente. Muitas companhias, inclusive, já adotaram intervalos diários para que seus funcionários possam fazer a ginástica laboral e prevenir o desenvolvimento de uma lesão por esforço repetitivo (LER).
Empresas que optam por soluções ergonômicas para otimizar o bem-estar de seus funcionários são as que menos enfrentam problemas como esses. Trabalhar em um ambiente onde, por exemplo, os móveis foram projetados visando à saúde de cada um e a iluminação é adequada, faz com que as pessoas sintam-se mais confortáveis para desempenhar suas funções.
Portanto, estabelecer as condições ideais de trabalho de acordo com cada função é pensar no melhor para cada um.
Author: Prolabore
Tags: ergonomia no trabalho, saúde e prevenção de doenças