18 21 set

Entenda o que é DDS e qual a sua importância na rotina do trabalhador

Uma organização preparada para manter a boa saúde dos seus colaboradores é aquela que se mostra pronta para o diálogo, para o compartilhamento de informações e também para orientação. Essas são premissas básicas de quem deseja manter também bons relacionamentos no ambiente de trabalho. E para colocar isso em prática, muitas empresas adotam um procedimento comum, realizado em ambientes que oferecem riscos à integridade física dos trabalhadores, como em obras da construção civil, por exemplo. É o Diálogo Diário de Segurança, conhecido também como DDS. Você já ouviu falar nessa atividade?

Confira tudo sobre o assunto, a seguir:

 

O que é DDS?

A DDS é uma ferramenta cada vez mais utilizada pelas empresas que desejam prevenir seus colaboradores contra riscos ou problemas de saúde. Funciona como uma atividade de conscientização de todo e qualquer profissional para agir de forma correta ao usar algum equipamento ou interagir com o ambiente de trabalho. Além de ter como função informar e alertar sobre os riscos de acidentes, o DDS é uma maneira de orientar a equipe de modo a evitar danos à saúde dos profissionais da empresa.

Os diálogos podem ser realizados todos os dias antes de iniciar o expediente – se for o caso – e durar cerca de 10 ou 15 minutos, abordando as medidas de segurança que devem ser seguidas por todo o time. E ainda que eles ocorram com mais frequência em setores que lidam diariamente com produções intensas ou na área de construção: também nos escritórios diversos objetos e equipamentos de trabalho – quando são mal escolhidos – podem causar prejuízos à saúde dos colaboradores.

A partir disso, é interessante estar constantemente observando como os profissionais interagem com o ambiente e se os móveis e utensílios são adequados ao biotipo dessas pessoas para orientá-las, por meio de breves diálogos, como devem se comportar nesse ambiente, buscando, assim, melhorar sua saúde.

 

Qual a sua importância?

A DDS, além de posicionar os trabalhadores sobre os possíveis riscosa  que eles estão expostos durante o expediente, leva os profissionais à conscientização sobre a importância de ter a segurança aplicada em suas tarefas diárias. Com isso, se torna muito mais viável manter a boa saúde dos colaboradores e mais:

  • reduzir custos com assistência médica;
  • diminuir a ausência/rotatividade de colaboradores por acidentes no trabalho;
  • melhorar a produtividade da equipe como um todo;
  • aumentar o comprometimento dos trabalhadores com relação a sua conduta durante o expediente;
  • elevar o nível de satisfação e segurança dos colaboradores.

Ou seja, estamos falando de uma prática simples e rápida, mas que pode trazer ganhos enormes para o funcionamento e também para os resultados de uma empresa, aumentando a eficiência em relação à prevenção de acidentes.

 

Continue acompanhando nosso blog para encontrar informação relevante e dicas muito úteis sobre ergonomia e o melhor ambiente de trabalho.

 

Author:
Tags: , , , ,

POSTS RELACIONADOS

24 ago

3 áreas em que a ergonomia pode ser aplicada

Conheça os setores que precisam redobrar sua atenção para atender as exigências ergonômicas e, assim, ter melhor cuidado com seus colaboradores.

Leia mais
22 dez

Criar ambientes de descontração no escritório também é ergonomia

Fazer pausas no trabalho para a descontração e poder desopilar em um ambiente agradável aumenta a produtividade e a qualidade de vida de uma equipe.

Leia mais
Chame no Whatsapp