17 10 nov

Ergonomia pode e deve estar presente em diferentes áreas de trabalho

A ergonomia é uma ciência que estuda a relação do ser humano com o ambiente à sua volta. Para que o indivíduo não tenha prejuízos, especialmente relacionados à saúde, é indispensável aplicar a ergonomia em diferentes momentos do dia, como na academia, em casa e especialmente no trabalho.

Por isso, algumas grandes empresas de diferentes setores já estão percebendo a importância de investir em ergonomia para proporcionar bem-estar aos colaboradores e, consequentemente, aumentar a sua produtividade. Conheça alguns casos:

Chão de fábrica

A fabricante norte-americana de carros Ford é um exemplo de preocupação com ergonomia no chão de fábrica. Na fábrica da empresa em Camaçari (BA), são feitas simulações virtuais do trabalho dos operadores. Para isso, são usados manequins virtuais que representam os operários durante a jornada de trabalho.

Quando a análise virtual demonstra que a ação do operador está no limite do aceitável do ponto de vista de ergonomia, um engenheiro de produto simula a tarefa da maneira correta. Essas informações corretas são, então, passadas para a equipe.

A montadora alemã Volkswagen é outro caso de empresa que adota a tecnologia para simular processos produtivos, novas construções prediais, infraestruturas e até escritórios, antes de serem concretizados. Esse sistema é capaz de analisar a ergonomia dos postos de trabalho, permitindo que a empresa evite inúmeros erros em seus processos, demandando menos correções posteriores, incluindo a maneira como os colaboradores trabalham.

Salões de beleza

E a preocupação com ergonomia já chegou aos salões de beleza. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) vem ministrando nos eventos dos quais participa uma palestra com o tema “Fisioterapia (Ergonomia/ LER) – Alongamentos para Prevenção de Doenças no Segmento de Beleza”.

Além disso, esmalterias e barbearias de São Paulo (SP) já apostam em uma decoração com foco em ergonomia. A arquitetura desses locais influencia na experiência dos clientes. Por isso, é importante que o espaço tenha boa circulação, seja arejado, com iluminação adequada e móveis específicos para o conforto dos clientes e, principalmente, desses profissionais que passam quase o dia todos em pé e se movimentando.

Escritórios

Os escritórios também podem apresentar riscos aos trabalhadores, desde Lesões por Esforço Repetitivo (LER), dores de cabeça e dor nas costas. Neste sentido, investir em cadeiras adequadas, mesas na altura correta, apoiadores de notebook e mousepads ergonômicos são apenas algumas das soluções necessárias para manter uma rotina de trabalho saudável no escritório.

Author:
Tags: , , ,

POSTS RELACIONADOS

17 nov

Atenção aos riscos de trabalho no escritório

Ainda que não apresente os mesmos perigos do chão de fábrica, o escritório pode, sim, prejudicar a saúde do trabalhador.

Leia mais
22 dez

Criar ambientes de descontração no escritório também é ergonomia

Fazer pausas no trabalho para a descontração e poder desopilar em um ambiente agradável aumenta a produtividade e a qualidade de vida de uma equipe.

Leia mais
16 fev

Investir em ergonomia evita gastos para as empresas

Acidentes de trabalho e doenças ocupacionais atrapalham o dia a dia de uma organização, além de gerarem mais custos.

Leia mais
Chame no Whatsapp