17 ago

Estética, ergonomia e sustentabilidade: saiba diferenciar

Existem muitos conceitos que podem estar ligados a ergonomia, como o design, por exemplo, que foi tema de uma das nossos últimas publicações. Porém, ele não é o único. A estética e a sustentabilidade também andam lado a lado quando o assunto é a escolha de um mobiliário para compor um ambiente de trabalho. Você conhece cada um desses conceitos? Sabe diferenciá-los?

Entenda suas definições e saiba como eles podem fazer diferença quando se está pensando em organizar o escritório com ergonomia, ou seja, com mais conforto e segurança. Veja, a seguir:

 

Estética

A estética é uma reflexão filosófica orientada a percepção do belo e da arte e a avaliação/investigação da beleza dos objetos. Mas a estética, mesmo sendo uma ciência ligada à beleza, também aborda o sentimento que alguma coisa bela desperta dentro de cada indivíduo.

Neste caso, é possível encontrarmos no mercado móveis esteticamente bonitos, ou seja, que agradam muito as pessoas e estão totalmente alinhados com a marca e as necessidades da empresa ou da demanda do seu segmento de atuação. Porém, esse fator não deve ser uma quesito isolado de avaliação. Ter uma boa estética não significa ter qualidade ou ser funcional para aquilo que a companhia precisa.

Claro, é importante que o espaço de trabalho da sua empresa seja agradável, pois isso oferece conforto e a sensação de que tudo foi muito bem planejado para atender bem aos colaboradores. Entretanto, é preciso levar outras questões em consideração quando se está procurando compor o espaço de trabalho com ergonomia, como, por exemplo, a sustentabilidade.

 

Sustentabilidade

A sustentabilidade está relacionada ao desenvolvimento sustentável, que une aspectos ecológicos, econômicos, sociais e culturais. É uma verdadeira mistura de fatores que garante a sobrevivência dos recursos naturais do planeta e, ao mesmo tempo, promove soluções ecológicas para a sociedade como um todo. Mas, afinal, qual a relação da sustentabilidade com a escolha de um mobiliário ergonômico? Toda!

As organizações alinhadas à sustentabilidade envolvem nas suas decisões questões ambientais, econômicas e sociais e, por isso, desenvolvem sistemas de produção e fazem melhores escolhas (do ponto de vista sustentável). Ou seja, além de entender que ‘ser sustentável’ se trata da preservação dos recursos naturais e da diminuição da poluição, elas fazem com que o trabalho como um todo seja sustentável. E isso implica em oferecer uma ambiente de trabalho saudável, com oportunidade para o desenvolvimento profissional – afinal, se o recurso humano é uma das peças mais importantes de uma organização, então, garantir seu conforto e sustentabilidade é uma missão.

 

Estética + sustentabilidade + ergonomia

Sem ter critérios estéticos ou padrões de sustentabilidade inseridos no DNA da empresa, provavelmente será muito difícil fazer escolhas saudáveis para a empresa. Se tratando da melhor escolha de móveis e utensílios é preciso integrar estética e sustentabilidade para se chegar a uma melhor composição ergonômica.

A organização do espaço precisa ser feita de forma harmônica, com móveis esteticamente bonitos, porém, como vimos anteriormente, a beleza por si só não é sinônimo de conforto ou ergonomia. É necessário reunir os diferentes elementos – como estética, sustentabilidade e o design, que une forma e função – para se ter uma ambiente saudável, com cadeiras, mesas e outros itens de um mobiliário que atenda aos aspectos psicofisiológicos dos colaboradores e esteja totalmente livres de oferecer qualquer risco à saúde dos colaboradores.

Conheça os produtos da Prolabore e saiba como eles podem solucionar os problemas ergonômicos da sua empresa. Continue acompanhando o nosso blog e saiba as vantagens da ergonomia para o seu negócio.

Author:
Tags: , ,

POSTS RELACIONADOS

10 nov

Ergonomia pode e deve estar presente em diferentes áreas de trabalho

Do chão de fábrica aos salões de beleza, a adoção da ergonomia e de um estilo de vida mais saudável durante a jornada traz benefícios ao colaborador.

Leia mais
3 ago

Ergonomia física, cognitiva e organizacional: o que você sabe sobre elas?

Para garantir a saúde de todos colaboradores é preciso conhecer os três ramos da ergonomia. Você sabe quais são eles e as suas características?

Leia mais
11 maio

Ergonomia e design: o que eles têm em comum?

Fazer a escolha do móvel certo para a sua empresa significa pensar em segurança, conforto, qualidade e eficiência. Entenda a conexão entre ergonomia e design.

Leia mais
Chame no Whatsapp