24 15 fev

Guia completo para melhorar a ergonomia no seu escritório: conheça os melhores acessórios ergonômicos

Hoje em dia, trabalhar em um ambiente confortável é muito mais do que uma questão de comodidade. Afinal, esse aspecto impacta diretamente na saúde e qualidade de vida do colaborador. Além disso, a ergonomia influencia na produtividade e contribui para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho mais alegre e positivo.

A seguir, confira um guia completo com acessórios ergonômicos que visam melhorar o conforto no espaço de trabalho. E aproveite para conferir estratégias para otimizar a rotina com itens que promovem a saúde e o melhor rendimento profissional.

Dicas para otimizar o ambiente de trabalho

Antes de conhecer os principais acessórios ergonômicos, que tal conferir dicas para deixar o ambiente da sua empresa mais confortável? Lembre-se de estar atento às normas da NR17, na qual o Ministério do Trabalho especifica cuidados essenciais que incluem desde a iluminação adequada até a seleção dos móveis.

  • Escolha a cadeira certa: investir em uma boa cadeira ergonômica com ajuste lombar, por exemplo, vai contribuir para a redução do cansaço e das dores nas costas, promovendo uma postura saudável e adequada para a coluna. 
  • Posicione o monitor na altura dos olhos: ajuste a altura do monitor para evitar inclinar a cabeça para cima ou para baixo. Esse cuidado ajuda a prevenir desconfortos no pescoço e na visão. Para isso, recorra aos suportes para monitores e suportes para notebooks. Acessórios ergonômicos também funcionam muito bem e exigem pouco investimento.
  • Iluminação adequada: garanta uma iluminação natural e, se necessário, utilize lâmpadas de LED para evitar cansaço visual e melhorar a concentração. Se necessário, redefina o modelo, a potência e as posições das lâmpadas para garantir eficiência, bem-estar e economia.
  • Organize os cabos: evite emaranhados de cabos. Para isso, use organizadores para manter tudo no lugar, facilitando a movimentação e reduzindo riscos de tropeços e acidentes, garantindo mais segurança e um posto de trabalho mais bonito.
  • Pausas regulares: faça pausas curtas para esticar as pernas e pescoço. Esse momento ajuda a promover a circulação sanguínea e prevenir problemas musculares. Alongamentos intercalados com o trabalho,
    comprovadamente, são importantes aliados para reduzir a fadiga, irritação e estresse ocupacional.

Melhores acessórios ergonômicos para seu escritório

Para colocar em prática as dicas anteriores, os acessórios ergonômicos são excelentes aliados. Desse modo, a escolha dos melhores itens é o ponto de partida para um ambiente de trabalho que atende às necessidades físicas dos colaboradores, contribuindo na qualidade do trabalho.

Assim, estamos falando tanto dos móveis, como as cadeiras ergonômicas, quanto dos suportes inteligentes para dispositivos. Em geral, a escolha dos acessórios ergonômicos visa não apenas o conforto imediato, como a prevenção de problemas de saúde a longo prazo. 

Apoio de punhos

No ambiente corporativo, os profissionais que digitam a maior parte do tempo tendem a sentir dores em seus punhos. Dessa forma, os apoios de punhos são essenciais para esses trabalhadores. Na prática, eles ajudam a manter os pulsos alinhados, reduzindo os riscos de lesões por esforço repetitivo.

Apoio para os pés

Como se sabe, é ideal que o indivíduo mantenha seus dois pés totalmente apoiados no chão enquanto trabalha. No entanto, nem sempre isso é possível, especialmente no caso das pessoas mais baixas. É nesse contexto que os apoios para pés entram em cena, contribuindo para uma postura mais alinhada. Ao utilizar esse acessório, o trabalhador consegue reduzir a pressão sobre suas pernas, evitando dores a longo prazo. 

Mouse pads ergonômicos

Os mouse pads ergonômicos garantem uma superfície macia e antiderrapante para trabalhar com mouse. Isso ajuda a reduzir a pressão sobre a mão e o pulso durante o uso prolongado do dispositivo.

Suporte para monitores

Um dos acessórios ergonômicos mais populares é o suporte para monitor. Ele é ideal para elevar o monitor à altura dos olhos, evitando inclinações desnecessárias da cabeça. Assim, os suportes para monitores permitem diferentes ajustes de altura, promovendo uma postura mais confortável durante a jornada de trabalho.

Suporte para notebooks

Por fim, os trabalhadores que utilizam notebooks precisam aderir aos suportes, que são acessórios essenciais para a ergonomia. Na prática, eles elevam o dispositivo, permitindo uma visão mais ergonômica da tela, além de melhorar a dissipação de calor.

Escolha acessórios ergonômicos de alta qualidade

Ao utilizar os melhores acessórios ergonômicos na sua empresa, você proporciona um ambiente de trabalho confortável para seus colaboradores. Esse cuidado é essencial para uma rotina mais satisfatória, contribuindo diretamente para a saúde física e emocional dos funcionários. Como resultado, é possível observar a melhoria constante na produtividade da equipe, assegurando um bom desempenho em todas as atividades.

Conheça a linha de acessórios ergonômicos Prolabore e Kits Ergonômicos e invista na qualidade de vida da sua equipe!

 

Author:
Tags: , , , , , ,

POSTS RELACIONADOS

2 mar

Call center: ergonomia ajuda colaboradores na rotina de trabalho

É possível eliminar até mesmo aqueles problemas que afastam os trabalhadores de call center, como as dores nas costas.

Leia mais
24 maio

Como a ergonomia pode reduzir os afastamentos por doenças mentais

A OMS fez um alerta preocupante a respeito de doenças como depressão, aprenda a diminuir os índices apresentados usando uma técnica que você já conhece.

Leia mais
16 abr

Como identificar os principais problemas ergonômicos

Procure conhecer a realidade da sua empresa e faça boas escolhas de móveis para eliminar qualquer problema ergonômico que possa ter algum dia.

Leia mais
Chame no Whatsapp