23 mar

Mexa-se e traga qualidade de vida ao ambiente de trabalho

Produtos ergonômicos ajudam a manter a postura correta, mas eles não fazem tudo sozinhos. Em primeiro lugar, antes de investir em produtos ergonômicos, o ideal é consultar um especialista do setor prevencionista. Um diagnóstico correto das necessidades de um ambiente de trabalho diminui custos com itens desnecessários e evita danos causados pelo uso incorreto de equipamentos.

Além disso, para aguentar longos períodos de inatividade, o corpo precisa estar forte e flexível. Por isso, é importante tomar cuidados como a prática de atividades físicas regularmente, investir em ginástica laboral e realizar pausas durante o trabalho. Saiba mais:

 

Atividades físicas

É fato que as atividades físicas deixam as pessoas mais ativas. E isso acaba se refletindo na vida profissional. Essa energia toda ajuda o trabalhador a não desanimar durante o dia e manter o foco no que está fazendo.

Junto a isso, o exercício físico praticado de maneira regular diminui as tensões do cotidiano, além de liberar uma boa dose de serotonina (o hormônio da felicidade). Portanto, um colaborador que exercita o corpo se estressa menos com as situações profissionais, e menos estresse significa mais produtividade.

 

Ginástica laboral

A ginástica laboral é uma prática que tem como principais objetivos prevenir doenças relacionadas às atividades de trabalho e incentivar os colaboradores a realizar atividades físicas, enfatizando a importância para a melhora na qualidade de vida e a manutenção da saúde. Esse tipo de ginástica é realizada no posto de trabalho ou em algum espaço específico dentro da empresa, e se recomenda uma duração de, em média, 15 minutos por, pelo menos, três vezes na semana.

Investir em ginástica laboral demonstra a preocupação da empresa com a saúde dos seus profissionais, estimulando o desenvolvimento do trabalho com qualidade, a prevenção de patologias e a oferta de um bom ambiente, fazendo com que o colaborador se sinta valorizado. Assim, o trabalho não se torna uma atividade desgastante e que pode comprometer a funcionalidade do profissional.

Com a prática da ginástica laboral, é possível perceber que a preservação e a manutenção da saúde refletem no rendimento do colaborador, uma vez que as faltas ao trabalho por motivos de saúde diminuem, fazendo com que a sua produção seja mantida ou até mesmo aumentada devido a essa permanência em um ambiente de trabalho saudável.

 

Pausas durante o trabalho

Como já falamos, ficar várias horas na mesma posição é danoso para o corpo humano. Então, sempre que possível, é importante alternar posturas para que o sangue circule e os músculos descansem.

Além disso, é fundamental promover o convívio social no ambiente de trabalho. Afinal, pessoas felizes têm menos problemas de saúde e trabalham com mais prazer.

Conte com a Prolabore para ajudar você nesta cruzada a favor da ergonomia, do bem-estar e da boa saúde para você e a sua equipe no seu ambiente de trabalho.

Author:

POSTS RELACIONADOS

20 abr

O papel da ginástica laboral na prevenção de LER/DORT

Conheça as vantagens de promover práticas como a ginástica laboral e compor o ambiente de trabalho com ergonomia.

Leia mais
27 out

4 medidas para reduzir acidentes de trabalho nas empresas

País tem índices altos, mas medidas simples podem ajudar a evitar os acidentes em ambientes laborais.

Leia mais
25 ago

Conheça 5 motivos para praticar atividades físicas

A rotina de trabalho pode ser desgastante para a nossa saúde física e mental. Por isso, é essencial encontrarmos um meio de praticar atividades físicas.

Leia mais
Chame no Whatsapp