26 abr

3 hábitos que prejudicam a saúde durante a rotina de trabalho

O trabalho ocupa um lugar cada vez maior em nossas vidas. Por isso, é importante estar atento à nossa rotina para evitar pequenas ou grandes atitudes que, ao serem repetidas constantemente, podem ser prejudiciais à nossa saúde.

Pensando nisso, elencamos três hábitos prejudiciais à sua saúde e como é possível evitá-los.

 

1. Ficar muito tempo sentado

Ficar sentado parece não fazer mal a ninguém. Afinal, não estamos fazendo esforço. No entanto, passar muito tempo na cadeira pode ser prejudicial. Dores nas costas e na coluna são o sintoma mais comum, pois o corpo sobrecarrega o disco intervertebral. Além disso, há também a incidência de problemas circulatórios, causados pela compressão dos vasos sanguíneos.

Segundo pesquisa da BMC, pessoas que ficam sentadas por quatro horas ou mais têm mais chance de apresentar doenças crônicas.

Por isso, é aconselhável realizar pequenas pausas durante o trabalho sentado, dando pequenas caminhadas e fazendo alongamentos. Também é importante investir em cadeiras que tenham apoio para toda a extensão das costas, ajustes de altura e apoio para os braços.

 

2. Falta de cuidado com a postura

Mesmo que nos posicionemos bem na cadeira no começo do dia, uma hora a postura desanda. Pernas cruzadas, costas arqueadas, pescoço torto, são apenas algumas das posições que podem ser prejudiciais à saúde, causando fadiga, dores nas costas e até mesmo LER (Lesão por Esforço Repetitivo).

As cadeiras ergonômicas ajudam muito na prevenção da má postura. Além disso, exercício físico e alongamentos são ótimas maneiras de evitar possíveis problemas.     

 

3. Cruzar as pernas

Cruzar as pernas parece ser um ato inocente, mas não é. Essa posição impede que o sangue flua a partir os joelhos, diminuindo a circulação sanguínea nas pernas e fazendo que o coração bombeie mais sangue, o que ocasiona no aumento da pressão. Com isso aumentam as chances de varizes para quem já tem predisposição genética.

A posição certa deve ser com os pés totalmente grudados no chão e os joelhos formando 90º. Para facilitar isso, opções como apoio para os pés são uma boa opção.

 

Conheça os produtos Prolabore e ofereça a melhor experiência para o colaborador no ambiente de trabalho.

 

Author:
Tags: , ,

POSTS RELACIONADOS

6 out

10 dicas de ergonomia para quem trabalha com computador

São procedimento e hábitos simples, mas que podem fazer a diferença na prevenção de uma série de lesões.

Leia mais
1 set

4 dicas para combater a depressão no trabalho

A depressão é considerada uma doença ocupacional e ter uma rotina profissional sobrecarregada podem desencadear o desgaste físico e mental de uma pessoa.

Leia mais
5 dez

5 cuidados que você deve ter com sua mesa de trabalho

Listamos alguns cuidados que você pode ter com sua mesa do escritório, evitando os perigos tanto para a saúde quanto para sua organização.

Leia mais