17 1 set

4 dicas para combater a depressão no trabalho

Depressão é um assunto que deve ser levado a sério: só em 2016, mais de 75 mil pessoas foram afastadas do trabalho por conta dessa incapacidade, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Além disso, a OMS alerta que, até 2020, a depressão será a doença mais incapacitante de todo o mundo.

Você pode estar se perguntando: mas o que isso tem a ver com o papel de um gestor? Pois bem, fique sabendo que a depressão também é considerada uma doença ocupacional, e ter uma rotina profissional sobrecarregada ou um ambiente laboral inadequado podem desencadear o desgaste físico e mental de uma pessoa. Pensando nisso, a Prolabore separou quatro dicas para combater a depressão dentro do trabalho. Confira:

1 Esteja atento ao bem-estar de cada um

Muitas vezes, um gestor acaba tendo outras preocupações com as outras várias atividades que o cargo demanda e não encontra tempo para avaliar como está a situação no ambiente de trabalho. Porém, é fundamental que um comandante esteja sempre ciente das necessidades de sua equipe. A primeira e mais importante dica é estar sempre atento ao bem-estar dos colaboradores. Identificar se uma pessoa está ou não depressiva não é uma tarefa fácil, ainda mais se tratando de um ambiente profissional.

É comum que um funcionário chegue para trabalhar pela manhã e saia no fim de tarde sem falar uma palavra simplesmente por estar focado em suas atividades. Portanto, o melhor meio para descobrir se alguém está passando por esse problema é conversar, pois muitas vezes as próprias pessoas não percebem que estão em depressão.

2 Tenha cuidado com as palavras

O chefe de uma equipe é responsável por gerenciar as atividades individuais e, claro, cobrar os funcionários quando necessário. Porém, nesse quesito, ter cuidado com as palavras pode ser o diferencial daquele gestor que realmente se importa com o bem-estar de sua equipe. Em alguns casos, a baixa produtividade de um funcionário pode já estar associada à depressão – e tudo que não queremos é agravar o quadro tratando
a situação sem cautela.

Em outros, usar um tom de voz elevado ou fazer cobranças de forma descabida pode desencadear o início dos transtornos psicológicos na vida de alguém. Portanto, dialogar sempre com calma é fundamental.

3 Promova a integração da equipe

Lembre-se que o local de trabalho é onde os funcionários passam a maior parte de seus dias, usualmente de 8 a 10 horas. Um gestor pode ajudar a combater problemas que comprometam a saúde física e mental promovendo atividades que visem a integração e, por que não, a diversão. Aproveite para encontrar métodos descontraídos de realizar as tarefas diárias em grupo ou incentivando aquele simples almoço em turma para dar umas boas risadas.

4 Estruture um ambiente de trabalho confortável

Você pode perceber que todas as dicas anteriores envolvem a otimização do ambiente de trabalho. Assim, identifique os mínimos detalhes dentro do espaço profissional que possam ser modificados para que seus funcionários sintam-se confortáveis diariamente. O investimento em soluções ergonômicas, como as que a Prolabore oferece, pode ser o diferencial de sua empresa nesse quesito!

Author:
Tags: ,

POSTS RELACIONADOS

5 jan

3 dicas para passar as férias sem dores no corpo

Para realmente aproveitar o tempo de pausa da jornada de trabalho e das obrigações diárias, é preciso buscar ao longo do ano manter a saúde do seu corpo.

Leia mais
10 nov

Ergonomia pode e deve estar presente em diferentes áreas de trabalho

Do chão de fábrica aos salões de beleza, a adoção da ergonomia e de um estilo de vida mais saudável durante a jornada traz benefícios ao colaborador.

Leia mais
4 maio

Ergonomia: 3 erros comuns na rotina de trabalho no escritório

Você já parou para pensar em como é estruturado o seu ambiente de trabalho? Diversos erros são cometidos devido à falta de ergonomia. Saiba como evitá-los.

Leia mais
Chame no Whatsapp