4 alongamentos práticos para aliviar o desconforto no dia-a-dia
A ergonomia é fundamental para a saúde física e mental, mas também para a saúde profissional. Trabalhar sentado por longos períodos de tempo em posição incorreta pode ser a causa de diversos problemas para o corpo, como estresse ou dor nas costas e nos braços. Contar com equipamentos planejados é um grande diferencial nesses momentos, mas também é pode ser bem útil conhecer alguns procedimentos para aliviar a tensão. Portanto, separamos quatro alongamentos focados em regiões do corpo que podem ser prejudicadas pelo excesso de esforço.
1 Pulso
Para quem faz muito esforço com as mãos durante o expediente, a tensão no pulso pode ser um problema. Até mesmo aqueles que trabalham na frente do computador podem sentir desconfortos na região devido ao uso do mouse. É importante saber como aliviar essas dores para, por exemplo, evitar que uma tendinite se desenvolva.
O alongamento correto consiste em esticar o braço com a palma da mão virada para frente. Com a outra mão, puxe os dedos em direção a você até sentir puxar os músculos de seu antebraço. Depois, repita o mesmo movimento com a mão virada para baixo, conforme a imagem:
2 Pescoço
As dores nessa região são muito comuns para aqueles que trabalham sentados na mesma posição durante o dia. Tão importante quanto fazer alongamentos é ajustar a altura da tela do computador para que a posição do pescoço não fique tensionada. Para aliviar os desconfortos, que muitas vezes podem gerar dor de cabeça e estresse, é necessário alongar o pescoço virando a cabeça para as quatro direções: esquerda, direita, para frente e para trás, assim como na imagem:
3 Costas
Motivo principal de afastamentos do trabalho, a dor nas costas acaba sendo um problema recorrente para os que trabalham sentados. Para evita-la, é importante não só manter a postura correta durante o expediente, mas também realizar alongamentos para aliviar a região. Para isso, é
recomendado levantar da cadeira para esticar os braços para cima, entrelaçando os dedos, e movimentar o corpo para os dois lados. Manter-se na posição por alguns segundos ajudará a evitar a tensão na coluna.
Observe a figura abaixo:
4 Pernas
A circulação nas pernas também pode ser prejudicada quando trabalhamos sentados por muito tempo. A primeira recomendação é que o funcionário faça pequenas pausas para poder levantar da cadeira durante o expediente. Porém, durante esses intervalos, alguns alongamentos básicos podem e devem ser realizados. Para aliviar a região posterior das coxas, estique as pernas conforme as imagens:
Author: Prolabore
Tags: ambiente de trabalho, ginástica laboral, qualidade de vida, saúde e prevenção de doenças