29 set

Já ouviu falar na Tendinopatia do Manguito Rotador? Saiba como evitá-la!

Na rotina de um trabalhador a tendinite é uma das lesões mais comuns. Normalmente, aparece quando se tem uma dor forte nos pulsos e no antebraço, devido ao uso frequente do computador. No entanto, a má notícia é que os ombros também não estão livres disso.

Existem diversos problemas relacionados às atividades laborais que podem até não parecer graves, mas depois de um tempo, sem o devido cuidado, acabam tirando o sono de qualquer profissional. Assim como um desconforto nas costas que, inicialmente, não aparenta incomodar, pode ser motivo para o surgimento de uma hérnia na coluna lombar, uma dor no ombro também é motivo de atenção.

A Tendinopatia do Manguito Rotador na rotina do trabalhador

Você já ouviu falar na Tendinopatia do Manguito Rotador? É uma das principais patologias associada a dores no ombro, causada pela irritação e inflamação dos tendões dos músculos do manguito rotador. Ela ocorre devido ao uso excessivo do ombro, como aquelas atividades que envolvem movimentos repetitivos.

Mesmo sendo uma dor que surge com maior frequência no dia a dia dos atletas, principalmente aqueles que participam de esportes de arremesso ou natação, a Tendinopatia do Manguito Rotador também pode causar danos aos trabalhadores de escritório, por exemplo. E o principal comportamento, que aumenta muito o risco dessa lesão, é um problema bastante conhecido pelos profissionais acostumados a trabalhar sentados: a má postura.

Passar a jornada inteira com os ombros anteriorizados, dando a impressão de estarem caídos – sem manter a lombar encostada no apoio da cadeira e a coluna reta em um ângulo de 90º com as pernas -, pode diminuir o espaço que os tendões responsáveis pelos movimentos dos ombros têm para deslizar, o que causa atrito e a lesão. Uma maneira de solucionar esse problema é oferecer aos colaboradores um ambiente de trabalho saudável.

Para isso, é preciso compor o escritório com cadeiras adaptáveis ao porte físico do usuário. As mesas (e o computador) devem estar na altura correta para que os tendões dos ombros e dos pulsos não sejam forçados. Os apoios para braços e pernas também são fundamentais, pois ajudam a manter melhor a postura do trabalhador. Ou seja, com conforto e ergonomia é possível eliminar dores nos ombros e manter a saúde dos profissionais da empresa. Contate a Prolabore!

Author:
Tags: ,

POSTS RELACIONADOS

6 out

10 dicas de ergonomia para quem trabalha com computador

São procedimento e hábitos simples, mas que podem fazer a diferença na prevenção de uma série de lesões.

Leia mais
6 abr

Ergonomia e tecnologia: como otimizar o ambiente de trabalho

Além de contar com móveis e utensílios ergonômicos tradicionais, hoje é possível contar com tecnologias que oferecem mais conforto para as rotinas de trabalho.

Leia mais
11 maio

Ergonomia e design: o que eles têm em comum?

Fazer a escolha do móvel certo para a sua empresa significa pensar em segurança, conforto, qualidade e eficiência. Entenda a conexão entre ergonomia e design.

Leia mais
Chame no Whatsapp