11 ago

Posicione corretamente o computador no trabalho em 3 passos

Trabalhar sentado não parece ser uma atividade que apresente riscos à nossa saúde. Afinal, estamos parados, certo? Errado! Por incrível que pareça, o maior índice de afastamentos do trabalho está nas empresas onde os colaboradores trabalham sentados em frente ao computador. Os motivos são as mais diversas complicações de saúde, como dor nas costas, Síndrome do Túnel do Carpo ou Lesões por Esforço Repetitivo (LER). Todos esses problemas podem ser resolvidos com simples ajustes na postura, que pode estar incorreta devido ao posicionamento da tela do computador no trabalho.

Por isso, iremos mostrar como você pode resolver isso imediatamente com três simples medidas:

1 Altura

O computador deve estar elevado de um modo que você não precise flexionar o pescoço para olhar a tela. Para ajeitar a altura, você pode contar com um suporte ajustável.

2 Distância

A tela do monitor deve estar de 45 a 65 centímetros de você. A distância pode ser verificada com a medida de seu braço totalmente esticado à sua frente.

3 Postura

Esteja sempre com a coluna reta, encostando a lombar (parte de baixo das costas) na cadeira. Ao melhorar a sua postura, você estará dando um grande passo para evitar lesões decorrentes da rotina de trabalho. Se necessário, deixe algum papel colado próximo à tela do computador para lembrar-se de estar corretamente sentado em frente ao monitor, pois, muitas vezes, acabamos nos descuidando e, sem perceber, já estamos na posição errada novamente.

Essas são as três medidas principais para as quais você deve estar atento durante o expediente. Além disso, separamos, abaixo, outras
recomendações que podem ajudar ainda mais você a evitar complicações:

  • Aposte em um mouse pad ergonômico: para não ter problemas no pulso ou no punho (como a Síndrome do Túnel do Carpo), opte pelo suporte do mouse com apoio estufado.
  • Cuide da sua visão: procure não sobrecarregar a vista. Caso sinta dor de cabeça ou nos olhos, desvie o foco da tela para outro lugar que não seja a tela do celular ou para ler, pois o objetivo é não forçar ainda mais a visão. Lembre-se, também, de piscar com frequência.
  • Alongue-se: se estiver sentido desconforto em qualquer parte do corpo, tire novamente a atenção do computador para alongar-se e aliviar a tensão.
  • Ajeite os papéis: caso precise dividir a sua atenção entre a tela e algum papel ou livro, procure soluções que não obriguem você a baixar a
    cabeça para isso. Um suporte para que as folhas fiquem na mesma altura e posição do computador pode ser uma opção.

Para encontrar os produtos ergonômicos certos, conheça as opções desenvolvidas por uma empresa especialista no assunto como a Prolabore!

Author:
Tags: , ,

POSTS RELACIONADOS

6 out

10 dicas de ergonomia para quem trabalha com computador

São procedimento e hábitos simples, mas que podem fazer a diferença na prevenção de uma série de lesões.

Leia mais
1 jun

Quais as profissões mais sujeitas a problemas na coluna?

Conheça os profissionais que têm mais chances de sofrer com problemas na coluna e saiba como a ergonomia pode ajudar a evitar esses desconfortos.

Leia mais
20 abr

O papel da ginástica laboral na prevenção de LER/DORT

Conheça as vantagens de promover práticas como a ginástica laboral e compor o ambiente de trabalho com ergonomia.

Leia mais
Chame no Whatsapp