Conheça e entenda os diferentes tipos de ergonomia
De forma geral, a ergonomia provoca diferentes melhorias nos ambientes de trabalho. Conhecida como “ciência do conforto”, envolve aspectos ligados a anatomia, fisiologia, psicologia, engenharia, informática e administração, com o objetivo de proporcionar às pessoas mais conforto, segurança e eficiência para realização de qualquer atividade.
Por estar ligada a diversos setores e áreas do conhecimento, você pode relacionar a ergonomia ao espaço físico, que permite tornar as estações de trabalho mais saudáveis; ao lado operacional do seu negócio, que cuida da estruturação organizacional e política da empresa; e à parte cognitiva também, para garantir o bem estar emocional.
Conheça, a seguir, quatro diferentes tipos de ergonomia que podem ser explorados pela sua empresa.
1 Ergonomia de Correção
Apostar em ergonomia de correção significa agir de forma corretiva, modificando alguns elementos e estruturas do ambiente de trabalho de forma objetiva, como: dimensões, iluminação, temperatura, móveis e objetos. A proposta é adaptá-los aos diferentes perfis e fluxos de pessoas, tornando o ambiente como um todo mais confortável e saudável.
2 Ergonomia de Concepção
A ergonomia de concepção, diferentemente da ergonomia de correção, interfere de forma ampla no projeto do ambiente, desde a planta até a formação de equipes. A preocupação neste momento está em melhorar a organização do ambiente de trabalho e dos processos e sistemas de produção, passando pelas instalações de equipamentos, organização da linha de produção, uso correto dos equipamentos e melhor postura dos colaboradores.
3 Ergonomia de Conscientização
A ergonomia de conscientização auxilia os trabalhadores a entenderem e usufruírem os benefícios do ambiente de trabalho. Por meio de treinamentos, palestras e cursos, você educa os colaboradores para atuar conforme a ergonomia desenhada para o local. A intenção é orientá-los sobre as diferentes doenças laborais e a importância da ginástica laboral, informá-los sobre o uso adequado de equipamentos e ferramentas, assim como conscientizá-los sobre manter uma boa postura durante o expediente para evitar problemas e ser ainda mais eficiente. Ou seja, é fundamental para alcançar os objetivos propostos pelo projeto ergonômico da sua empresa.
4 Ergonomia Participativa
Funciona como uma espécie de controle para melhorar os resultados ergonômicos da empresa. Normalmente, a ergonomia participativa é estimulada pela criação de um Comitê Interno de Ergonomia (CIE), formado por representantes e colaboradores da empresa, que trabalha para a criação e viabilização de um projeto ergonômico correto e saudável.
Gostou? Então, entre em contato e confira como a Prolabore pode ajudar você a oferecer mais conforto para os seus colaboradores.
Author: Prolabore
Tags: ergonomia no trabalho, saúde e prevenção de doenças