Entenda o que é DDS e qual a sua importância na rotina do trabalhador
Uma organização preparada para manter a boa saúde dos seus colaboradores é aquela que se mostra pronta para o diálogo, para o compartilhamento de informações e também para orientação. Essas são premissas básicas de quem deseja manter também bons relacionamentos no ambiente de trabalho. E para colocar isso em prática, muitas empresas adotam um procedimento comum, realizado em ambientes que oferecem riscos à integridade física dos trabalhadores, como em obras da construção civil, por exemplo. É o Diálogo Diário de Segurança, conhecido também como DDS. Você já ouviu falar nessa atividade?
Confira tudo sobre o assunto, a seguir:
O que é DDS?
A DDS é uma ferramenta cada vez mais utilizada pelas empresas que desejam prevenir seus colaboradores contra riscos ou problemas de saúde. Funciona como uma atividade de conscientização de todo e qualquer profissional para agir de forma correta ao usar algum equipamento ou interagir com o ambiente de trabalho. Além de ter como função informar e alertar sobre os riscos de acidentes, o DDS é uma maneira de orientar a equipe de modo a evitar danos à saúde dos profissionais da empresa.
Os diálogos podem ser realizados todos os dias antes de iniciar o expediente – se for o caso – e durar cerca de 10 ou 15 minutos, abordando as medidas de segurança que devem ser seguidas por todo o time. E ainda que eles ocorram com mais frequência em setores que lidam diariamente com produções intensas ou na área de construção: também nos escritórios diversos objetos e equipamentos de trabalho – quando são mal escolhidos – podem causar prejuízos à saúde dos colaboradores.
A partir disso, é interessante estar constantemente observando como os profissionais interagem com o ambiente e se os móveis e utensílios são adequados ao biotipo dessas pessoas para orientá-las, por meio de breves diálogos, como devem se comportar nesse ambiente, buscando, assim, melhorar sua saúde.
Qual a sua importância?
A DDS, além de posicionar os trabalhadores sobre os possíveis riscosa que eles estão expostos durante o expediente, leva os profissionais à conscientização sobre a importância de ter a segurança aplicada em suas tarefas diárias. Com isso, se torna muito mais viável manter a boa saúde dos colaboradores e mais:
- reduzir custos com assistência médica;
- diminuir a ausência/rotatividade de colaboradores por acidentes no trabalho;
- melhorar a produtividade da equipe como um todo;
- aumentar o comprometimento dos trabalhadores com relação a sua conduta durante o expediente;
- elevar o nível de satisfação e segurança dos colaboradores.
Ou seja, estamos falando de uma prática simples e rápida, mas que pode trazer ganhos enormes para o funcionamento e também para os resultados de uma empresa, aumentando a eficiência em relação à prevenção de acidentes.
Continue acompanhando nosso blog para encontrar informação relevante e dicas muito úteis sobre ergonomia e o melhor ambiente de trabalho.
Author: Prolabore
Tags: ambiente de trabalho, ergonomia no trabalho, móveis ergonômicos, redução de custos, saúde e prevenção de doenças