Laptite: conheça a doença relacionada aos notebooks
A praticidade dos notebooks, que unem em um único dispositivo todos os periféricos necessários para o uso de um computador tradicional, torna cada vez maior a sua presença nos ambientes de trabalho. Mas esta aparente vantagem do laptop também apresenta o seu lado negativo.
O fato de monitor e teclado serem acoplados prejudica a postura, gerando danos à saúde dos usuários. Muita gente trabalha com o notebook no colo, por exemplo, curvando excessivamente o pescoço, tensionando ombros e braços e ficando em uma posição inadequada que pode trazer graves prejuízos. Entre estes problemas está a laptite, que acentua as deformidades relacionadas à má postura, principalmente aquelas relacionadas às articulações nos membros superiores.
Previna a Laptite com ergonomia
Acessórios ergonômicos de apoio para notebooks, que visam deixar o aparelho em uma altura mais adequada, são muito úteis na prevenção da laptite. Desta forma, evita-se o desgaste de ombros e pescoço, combatendo dores pontuais nestes locais. Além disso, é possível plugar periféricos, como mouse e teclado, por meio das entradas USB dos notebooks, oferecendo mais apoio aos punhos sem perder completamente o recurso da mobilidade.
Além disso, o uso de tablets de forma incorreta também aumenta o risco de desenvolvimento da laptite. O dispositivo deve estar sempre apoiado em uma superfície rígida, como uma mesa, para evitar lesões nos punhos e dedos. Outra alternativa são os suportes para tablets, que cumprem este papel com excelência e ainda proporcionam maior liberdade quanto ao ajuste de altura no tablet.
A manutenção da postura correta é parte fundamental do processo de prevenção da laptite. Mantenha a coluna ereta, com o auxílio de uma cadeira ergométrica ajustável e realize exercícios de alongamento durante o período de trabalho.
A realização de alongamentos leves, a cada duas horas de trabalho, pode mudar completamente a sua saúde e a sua produtividade. Contudo, lembre-se sempre de procurar um especialista em ortopedia no caso de dores mais sérias e frequentes. Sua saúde está em jogo.
Author: Prolabore
Tags: ergonomia no trabalho, saúde e prevenção de doenças