O que é espasmo muscular e porque é importante combatê-lo?
Você já deve ter sentido uma câimbra na panturrilha ou pequenas contrações na pálpebra e se perguntado: qual a causa dessas sensações? São os espasmos, fenômenos que ocorrem ao nível do músculo ou apenas nas fibras musculares, originados a partir de uma contração muscular. Normalmente, eles são desencadeados por estresse físico ou mental, mas também estão relacionados à fadiga por trabalho exaustivo e a movimentos inadequados.
Quais áreas do corpo podem ter espasmos musculares?
Todas as regiões que têm grupos musculares podem ter espasmos musculares. Muitas vezes, sentimos espasmos na panturrilha, nas pálpebras – como foi dito anteriormente -, mas também é comum sentir que o seu músculo está contraído de forma incorreta no pescoço ou na coluna, principalmente na lombar e na cervical. Nessas regiões, as dores são atribuídas a esforços excessivos, má postura, algum acidente ou lesões desportivas.
Causas
Existem diversas causas, mas a principal está relacionada ao excesso de tensão, estresse e preocupações, desenvolvidas, principalmente, durante uma rotina diária intensa ou na jornada de trabalho. Além disso, esse tipo de contratura é muito comum em quem passa muito tempo sentado na mesma posição e, geralmente, não pratica nenhuma atividade física e não movimenta os músculos do corpo regularmente.
Sintomas
O espasmo muscular pode iniciar como um pequeno desconforto e despois causar dor, limitando até os movimentos. É possível sentir facilmente quando se está com algum tipo de contratura, basta colocar a mão sobre o músculo e rapidamente nota-se que existe uma parte mais dolorida ou rígida. Confira, a seguir, alguns possíveis sintomas:
- Parte do músculo mais dolorida com o aspecto semelhante a uma bola ou caroço;
- Dificuldade para esticar o músculo afetado;
- Esforço excessivo para movimentar a articulação ou o membro próximo do músculo dolorido.
Como combater os espasmos musculares
O músculo enrijecido é um problema na vida daqueles que passam horas dentro de uma escritório, sentados na mesma posição, fazendo movimentos repetitivos. Para tentar combatê-lo, além de procurar diminuir o estresse do dia a dia e do trabalho, que ajudam (muito) no surgimento das dores por espasmos musculares, é preciso estar atento a ergonomia no ambiente de trabalho.
Para fazer com que o músculo volte ao estado normal de relaxamento é preciso contar com um mobiliário totalmente preparado para atender às características psicofisiológicas dos colaboradores. A empresa, além de evitar uma tensão desnecessária ao oferecer conforto e segurança para os profissionais, consegue eliminar também a má postura, o esforço excessivo ou uma sobrecarga em alguma região muscular específica. Com isso, as dores por espasmos são reduzidas, assim como o número de contraturas musculares.
Escolha os móveis e utensílios ergonômicos certos, contate a Prolabore.
Author: Prolabore
Tags: ambiente de trabalho, ergonomia no trabalho, qualidade de vida, saúde e prevenção de doenças