17 1 dez

Prepare-se para 2018: conte com um bom planejamento ergonômico

Apostar em ergonomia deve estar entre as prioridades da sua organização para 2018. Além de ser extremamente importante para manter um ambiente de trabalho saudável, tanto do ponto de vista físico quanto psicológico, ainda permite que a empresa alcance melhores índices de produtividade – ou seja, ótimos motivos para você começar a pensar agora na sua proposta ergonômica!

A ideia é que você não deixe que a empresa perca colaboradores por falta de ergonomia e que a qualidade de vida esteja sempre a frente em seus projetos. Lesões por esforço no trabalho, dores nas costas, entre outros problemas, acabam sendo muito comuns, afastando os trabalhadores e, por isso, é preciso evitá-los para manter a saúde dos profissionais e a eficiência (e os bons resultados) da empresa.

Existem diversas formas de explorar a ergonomia dentro de uma empresa. Tudo começa quando você oferece conforto e segurança para os seus colaboradores. Depois, é preciso incentivar os hábitos saudáveis dentro da empresa para, em seguida, colher bons frutos para o seu negócio.

Claro, estamos cientes de que essas não são práticas fáceis. É preciso organização e conhecimento para tornar a sua empresa ergonomicamente correta. Pensando nisso, preparamos uma lista com itens indispensáveis para você ter o melhor planejamento ergonômico para o próximo ano. Confira, a seguir um checklist para um bom planejamento econômico:

1 Esteja atento às normas reguladoras

A Norma Reguladora do Ministério do Trabalho relativa à Ergonomia – NR-17, exige que as organizações de trabalho atuem de forma adequada às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado. Para avaliar se a empresa está cumprindo com as determinações são avaliadas as normas de produção, o modo operatório, a exigência de tempo, o ritmo de trabalho e o conteúdo das tarefas, entre outras práticas. Portanto, fique atento às normas!

2 Crie um projeto ergonômico

A ergonomia precisa estar presente em cada canto de uma empresa. A primeira providência é construir um projeto ergonômico, ou seja, um ambiente com espaços pensados para atender aos diferentes perfis de colaboradores. Pense o que pode ser melhorado, quais as melhores opções de ambientes para tornar o relacionamento de todos mais próximo e amigável, e como colocar em práticas essas otimizações.

3 Coloque o seu projeto em ação!

Essa é uma fase muito importante para se construir um bom planejamento: a escolha das melhores opções de móveis, acessórios e objetos ergonômicos. É preciso encontrar cadeiras e mesas confortáveis e adequadas para os vários biotipos de pessoas. Acessórios como apoiadores para os pés e antebraços também, pois podem evitar diversas lesões. Sem falar na importância de contar com os mousepads, suportes para monitores e computadores para manter a saúde dos colaboradores.

Além disso, é possível pensar em toda questão de iluminação, cores e objetos decorativos, que podem deixar o ambiente mais harmônico e agradável. Assim como planejar espaços de descontração para que as pausas dos profissionais sejam mais produtivas, proporcionando também momentos de interação.

4 Procure conscientizar os trabalhadores

Depois de projetar e construir um ambiente de trabalho ergonômico, é preciso manter todos os colaboradores informados sobre as boas práticas ergonômicas da empresa. Por meio de treinamentos, palestras e cursos é possível auxiliar os trabalhadores a atuarem de forma ergonômica, orientá-los sobre as diferentes doenças laborais e a importância da ginástica laboral, ensiná-los sobre o uso adequado de equipamentos e ferramentas, bem como conscientizá-los sobre manter bons hábitos durante o expediente.

Anotou aí as nossas dicas? Então, lembre-se: a Prolabore pode ajudar você a deixar sua empresa ainda mais agradável e confortável. Entre em contato.

Author:
Tags: , ,

POSTS RELACIONADOS

26 jan

Cadeira de escritório: como escolher o modelo ideal

Um dos móveis mais importantes em um ambiente de trabalho são as cadeiras. Por isso, é preciso encontrar o modelo ideal para compor o escritório.

Leia mais
10 nov

Ergonomia pode e deve estar presente em diferentes áreas de trabalho

Do chão de fábrica aos salões de beleza, a adoção da ergonomia e de um estilo de vida mais saudável durante a jornada traz benefícios ao colaborador.

Leia mais
6 abr

Ergonomia e tecnologia: como otimizar o ambiente de trabalho

Além de contar com móveis e utensílios ergonômicos tradicionais, hoje é possível contar com tecnologias que oferecem mais conforto para as rotinas de trabalho.

Leia mais
Chame no Whatsapp