Transforme o ar-condicionado em um aliado
O conforto térmico é imprescindível para que você consiga trabalhar durante várias horas em um mesmo local. Por isso, é praticamente impossível pensar em um ambiente de trabalho sem ar-condicionado.
Mas é preciso ficar atento, pois quem fica exposto ao ar-condicionado por longos períodos precisa tomar alguns cuidados. E o primeiro deles é em relação à temperatura.
De acordo com a NR-17 (norma que estabelece parâmetros para aumentar o conforto e melhorar a segurança das tarefas na execução do trabalho), o índice de temperatura deve ficar entre 20°C e 23°C para que todos os colaboradores se sintam confortáveis.
Veja outros cuidados:
Além da temperatura
As indicações da NR17 vão além da temperatura. Especialmente em locais de trabalho que exigem concentração, são recomendadas as seguintes condições de conforto:
1. Velocidade do ar não superior a 0,75m/s
2. Umidade relativa do ar não inferior a 40%.
Limpeza
Os condicionadores de ar devem ter seus filtros frequentemente limpos, bem como os demais componentes que possam concentrar ácaros e micro-organismos capazes de provocar reações alérgicas e doenças. O ideal é verificar semanalmente as condições dos filtros e, pelo menos uma vez por ano, higienizar todo o aparelho, evitando o acúmulo de agentes patológicos.
Energia
O ar-condicionado representa de 2% a 5% do valor total da conta de luz. Mas, com alguns cuidados básicos, é possível diminuir este custo. Saiba como:
1. Instale o aparelho em um local com boa circulação de ar para que o aparelho não precise fazer mais “esforço” do que o necessário.
2. Mantenha portas e janelas fechadas, evitando a entrada de ar do ambiente externo.
3. Limpe frequentemente os filtros, pois a sujeira impede a livre circulação do ar e força o aparelho a trabalhar mais.
4. Mantenha o ar-condicionado desligado quando você sair do ambiente por muito tempo.
5. Por outro lado, evite ligar e desligar o aparelho com frequência, pois cada vez que liga, o ar-condicionado gasta energia extra.
Gás refrigerante
O gás refrigerante é um dos elementos mais importantes para que o aparelho funcione com eficiência. A sua função é retirar o calor da unidade evaporadora (ambiente interno) e enviá-lo para a unidade condensadora (ambiente externo).
Por isso, quando não há gás na quantidade recomendada pelo fabricante, as consequências podem ser, por exemplo, o superaquecimento do compressor ou problemas no funcionamento do sistema de condicionamento do ar.
Além disso, muitas vezes, o equipamento não apresenta nenhum distúrbio aparente, mas a temperatura do ambiente não é reduzida. Então, durante o processo de manutenção, é importante verificar se ainda há gás suficiente. Caso contrário, mande aplicar uma nova carga do fluido.
Conexões
Avaliando as conexões do ar-condicionado, é possível evitar vazamentos, ruídos e vibrações. Portanto, esse é um procedimento importante na hora de fazer a manutenção do aparelho.
É preciso observar se as hastes estão firmes e se as ligações estão corretas (sem nenhum fusível queimado, por exemplo). Isso porque são eles que garantem o escoamento de água, a troca de temperaturas e a segurança dos trabalhadores.
Conte com a Prolabore para ajudar você nesta cruzada a favor da ergonomia, do bem-estar e da boa saúde para você e a sua equipe no seu ambiente de trabalho.
Author: Prolabore
Tags: ambiente de trabalho, qualidade de vida, saúde e prevenção de doenças