Você conhece a fisioterapia do trabalho?
Em média, uma pessoa passa oito horas por dia no trabalho. Mas, com as rotinas cada vez mais corridas, esse tempo vem aumentando, assim como risco de desenvolver doenças relacionadas às práticas laborais.
Por isso a Fisioterapia do Trabalho tem ganhado cada vez mais espaço.
O que é fisioterapia do trabalho?
É a área da fisioterapia voltada para a saúde do trabalhador. O profissional dessa categoria tem o objetivo de evitar lesões musculares dos funcionários implementando hábitos que tornem o ambiente de serviço saudável. A atividade é baseada nos preceitos fisioterapêuticos mesclados com a ergonomia, atividade laboral e biomecânica.
Objetivos
O objetivo principal desse ramo da fisioterapia é promover práticas que evitem problemas relacionados ao local de trabalho. Nessa perspectiva, a preocupação é em manter uma boa qualidade de vida do colaborador. Quando a lesão não pôde ser prevenida, cabe a essa área tratá-la, focando no aspecto multiprofissional.
Como ser um fisioterapeuta do trabalho
Para trabalhar nessa área é preciso ter formação em fisioterapia e ter registro profissional no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito). A especialização em fisioterapia do trabalho após o término da graduação é recomendada para quem quer trabalhar nesse ramo.
Benefícios para as empresas
A fisioterapia do trabalho apresenta vários benefícios, sendo eles fisiológicos, biológicos e sociais. Nesse aspecto, ela é benéfica tanto para o trabalhador quanto para a empresa. Algumas vantagens:
- Reduz a possibilidade de acidentes
- Ajuda no equilíbrio biopsicológico
- Ajuda nas relações pessoais entre a equipe
- Aumenta a produtividade e concentração
- Diminui o número de afastamentos de funcionários
- Gera motivação e melhora a autoestima
No entanto, mesmo com todas esses benefícios, não existe uma legislação que obrigue as empresas a terem um fisioterapeuta do trabalho no time.
Author: Prolabore
Tags: ambiente de trabalho, qualidade de vida, saúde e prevenção de doenças