25 abr

Boa postura ajuda na boa saúde

Pode parecer bobagem, mas não é apenas as suas costas que sofrem com sua má postura do dia-a-dia. Já está clinicamente comprovado que enfermidades nos pulmões, rins e no estômago estão associados à coluna.

A razão está no fato de que quando seu corpo está desalinhado seus órgãos perdem o espaço para funcionar adequadamente. Um bom exemplo pode ser uma pessoa com lordose que em função disso não irá conseguir inflar os pulmões adequadamente. E é justamente o oxigênio que alimenta nossas células. Se faltar nutrientes, nosso organismo enfraquece e nós ficamos doentes. Até os sentidos acabam prejudicados. Um pescoço tenso demais atrapalha a visão porque não permite que a cabeça vire facilmente. Ou seja: nada funciona direito.

E como amenizar essa reação em cadeia?

Um dos principais segredos é nunca ficar parado por muito tempo. Por isso, além de investir em materiais de escritório ergonômicos nunca abra mão daquela pausa de 10 minutos a cada hora. Isso irá aliviar a tensão sob os seus músculos e ossos.

Outra dica valiosa para evitar problemas de saúde futuros é não forçar apenas uma parte do corpo. O peso deve ficar distribuído entre os ossos – ou seja, não pode apoiar-se sobre uma só perna, deixando a outra solta. A força tem que ser repartida entre os músculos, evitando tensionar em excesso uns e relaxar muito outros. Quando as costas ficam tensas, por exemplo, os músculos do abdômen acabam se soltando. Resultado: as vértebras se desgastam e a barriga, sem exercício, fica mole.

E por fim, seja atento. Aprender a canalizar apenas a energia necessário para manter a boa postura é fundamental. É tudo uma questão de aprender a distribuir o peso para resistir à gravidade (conheça as escolas de educação postural à direita). Assim, não há dúvida de que você vai evitar problemas sérios no futuro.

Author:
Tags: , , , ,

POSTS RELACIONADOS

21 jul

Pequenas pausas durante o expediente aumentam o foco

É comum que um funcionário com uma jornada de 8 a 10 horas diárias não consiga manter o mesmo foco durante todo o tempo.

Leia mais
9 fev

Evitar problemas no pescoço garante boa saúde de colaboradores

É preciso fazer uma adequação ergonômica no ambiente de trabalho e nos hábitos adotados durante a jornada laboral.

Leia mais
29 jun

3 dicas definitivas para melhorar a ergonomia no local de trabalho

O estudo do ambiente e o investimento na saúde dos colaboradores são peças-chave para o sucesso do seu projeto.

Leia mais