30 nov

Escritório: quais são as tendências para 2019?

O começo do ano é o início de um novo ciclo, quando estabelecemos novas metas e desafios, reorganizamos a nossa rotina e, muitas vezes, fazemos mudanças no ambiente de trabalho também. É verdade que 2019 ainda não chegou, mas já é possível adiantar algumas tendências para a decoração de escritórios no ano que está por vir, o que acaba impactando diretamente no bem-estar dos profissionais e na produtividade das empresas. Confira algumas sugestões:

 

Cores

Em 2019, a aposta está em uma paleta de cores mais quente e impactante. Isso inclui tons que remetem à terra, como amarelo, algumas tonalidades de verde, vermelho e laranja. Além de criar uma atmosfera mais confortável, essas tonalidades auxiliam muito no desenvolvimento profissional. Veja:

 

Amarelo

O amarelo auxilia na concentração e ajuda em atividades que exigem foco do trabalhador.

 

Laranja

É uma cor vibrante e estimula os sentidos. O laranja ativa a capacidade criativa e de comunicação, estimulando a produção de novas ideias, ou seja, é interessante usá-la em espaços de trabalho que envolvem criação.

 

Marrom

O marrom é uma cor que estimula o senso de responsabilidade, auxiliando na organização tanto de pensamentos quanto de objetos. É aconselhável usar essa cor em ambientes onde decisões são tomadas.

 

Verde

O verde representa o crescimento e traz equilíbrio, ajudando a manter a calma, muitas vezes necessária no ambiente de trabalho.

 

Vermelho

É uma cor quente que nos estimula. Além de representar a perseverança, o vermelho contribui para a nossa disposição tanto física quanto mental.

 

Plantas

Assim como ocorre com a cor, o verde chega com muita força em 2019 para decorar os escritórios utilizando plantas. Um estudo feito pela NASA comprovou que as plantas são capazes de absorver os poluentes e filtrar o ar. E da água absorvida por elas, 97% é devolvida para o ambiente, aumentando a umidade do ar. O resultado? Profissionais 15% mais produtivos. Ou seja, plantas no ambiente de trabalho ajudam a acalmar, estimular a criatividade e a deixar as pessoas mais felizes. Quer conhecer algumas plantas que trazem benefícios?

 

 

Lavanda

Considerada um antidepressivo natural, a lavanda é usada para manter o sistema nervoso saudável, aliviar as dores de cabeça e combater a insônia. O cheiro da lavanda acalma, reduzindo a frequência cardíaca em situações estressantes.

 

Gerânio

O aroma do gerânio traz uma sensação de harmonia ao ambiente, reduzindo significativamente o nível de ansiedade. E o seu óleo essencial pode diminuir o estresse.

 

Hortelã

O cheiro da hortelã aumenta o bom humor, a eficiência e melhora a memória, além de diminuir as sensações de fadiga e ansiedade.

 

Materiais

Ainda seguindo a tendência das cores, um material que aparece com muita força nos escritórios, em 2019, é a madeira, dando um toque de conforto ao ambiente. Outra grande aposta é o granilite. A mistura de mármore, pedras naturais, pigmentos e cimento, agora, ganha mais versatilidade e espaço, aparecendo em tampos de mesas, por exemplo. Como vantagens, podemos citar a sua durabilidade, resistência e fácil manutenção.

 

Mobiliário

Em questão de design, as curvas estarão mais presentes em 2019. As formas orgânicas têm como objetivo transformar os ambientes em espaços mais confortáveis para o corpo e para a vista.

Já no quesito ergonomia, em primeiro lugar, é importante lembrar que, por mais moderno que seja, o formato dos móveis do escritório (cadeiras, mesas, acessórios) precisa comportar o corpo e as necessidades do trabalhador, sempre de acordo com a NR-17que estabelece parâmetros para a adaptação das condições de trabalho às características do profissional a fim de proporcionar conforto, segurança e eficiência no seu desempenho.

Para quem trabalha em escritório, isso significa manter os pés apoiados no chão, joelhos em 90 graus e sem pressão contra a parte de trás da perna, parte inferior das costas apoiadas e levemente inclinada para trás, ombros eretos, cabeça centrada sobre os ombros, braços fechados ao lado do corpo, cotovelos em 90 graus e punhos retos. Além disso, o mobiliário deve ser regulável para permitir a mudança de posição em determinados momento do dia, promovendo o fluxo de sangue.

Já no caso dos tecidos, é importante prestar atenção aos materiais que compõem móveis como cadeiras e sofás. Os revestimentos mais indicados são aqueles que absorvem a transpiração, pois eles garantem o conforto térmico durante várias horas por dia, independentemente da temperatura dos ambientes.

Sendo assim, é importante manter o escritório bem decorado, em harmonia, pois garante o bem-estar físico e mental dos trabalhadores. Mas é fundamental apostar nas tendências sem abrir mão da ergonomia. E para ter mais dicas a respeito de conforto no ambiente de trabalho, continue acompanhando o nosso blog e entre em contato com a Prolabore para que possamos ajudá-lo a mobiliar o seu escritório com ergonomia, elegância e segurança.

 

Author:
Tags: , , , ,

POSTS RELACIONADOS

4 nov

3 riscos para a saúde do trabalhador em um escritório não ergonômico

Os problemas vão desde dores na coluna a problemas de fertilidade

Leia mais
17 nov

Atenção aos riscos de trabalho no escritório

Ainda que não apresente os mesmos perigos do chão de fábrica, o escritório pode, sim, prejudicar a saúde do trabalhador.

Leia mais
30 jun

3 dores causadas pela falta de ergonomia no trabalho – e como resolvê-las

Móveis mal projetados e ausência de ergonomia no trabalho causam problemas no ambiente profissional. Mas, reunimos 3 maneiras de resolvê-las.

Leia mais