18 14 dez

Qual a importância de montar um time de ergonomia?

Construir um ambiente de trabalho saudável é essencial para toda empresa. Independentemente do porte ou setor que atende, uma organização precisa estar atenta ao que é oferecido aos colaboradores e à movimentação dentro do espaço como um todo: desde o andamento de projetos até a produtividade e o desempenho das equipes. O que não se percebe, muitas vezes, é que a boa performance de uma equipe está totalmente relacionada ao conforto e à segurança no trabalho.

Dentro de uma organização, é preciso manter critérios ergonômicos e seguir algumas regras, como aquelas estabelecidas na Norma Regulamentadora 17 (NR-17), que estabelece parâmetros para a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Mas, afinal, como fazer isso sem perder o controle? Você já pensou em criar um time ergonômico?

Veja, a seguir, a importância de ter uma equipe focada em ergonomia dentro da sua organização:

 

A importância do time de ergonomia

Embora as empresas tenham como base a NR-17, que regula e indica as melhores práticas ergonômicas a serem adotadas para que a atividade laboral possa ser exercida respeitando as capacidades psicofisiológicas de cada indivíduo no desempenho de suas atividades, a implementação de práticas e ações voltadas à ergonomia deve fazer parte do dia a dia de uma empresa como um processo contínuo e sistematizado.

Para isso, existem os times de ergonomia, ou Comitês Ergonômicos. Eles são compostos por profissionais especialistas em ergonomia, responsáveis por desenvolver e instalar métodos e atividades de gestão ergonômica dentro da organização. Uma equipe voltada para atender as necessidades dos diferentes  setores, assim como para preservar o bem-estar de todos dentro da empresa.

Entre suas características estão:

– reforçar a importância de se ter cuidados ergonômicos;

adaptar as condições do ambiente de trabalho aos colaboradores;

– construir a Análise Ergonômica de Trabalho (AET);

– organizar e realizar capacitações e treinamentos;

– ajudar na compreensão da relação entre ergonomia e saúde e segurança;

– auxiliar na compra de mobiliários e utensílios ergonômicos.

A verdade é que o time de ergonomia tem como missão melhorar a saúde da empresa como um todo. E, para isso, ele pode contar com fornecedores de materiais ergonômicos, que permitem aos colaboradores manter uma boa postura durante o expediente.

Cadeiras e mesas ergonômicas, ideais para atender ao perfil de cada profissional, são essenciais. Assim como a combinação de utensílios, como apoios para os pés e braços, para aqueles que trabalham a maior parte do dia sentados em frente ao computador.

 

Vantagens de contar com um time de ergonomia

São inúmeras as vantagens de contar com um time de ergonomia, tanto para os colaboradores quanto para a empresa. Por exemplo, os profissionais ganham em qualidade de vida ao ter melhores condições para o exercício das suas obrigações, e isso reflete não somente durante a atividade laboral. Depois de ter uma boa jornada de trabalho, os colaboradores têm melhor saúde para cumprir com outras das suas tarefas rotineiras.

Já as empresas ganham com o aumento da produtividade e a satisfação da equipe. Esses dois fatores diminuem os riscos de afastamento, reduzindo também custos e prejuízos com acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, despesas médicas, índices de absenteísmo e desligamentos.

Gostou? Então continue acompanhando o blog e não deixe de conferir os produtos da Prolabore que, além de serem ergonômicos, são a melhor opção para compor as estratégias do time de ergonomia da sua empresa.

 

Author:
Tags: , ,

POSTS RELACIONADOS

22 jun

5 motivos para investir em ergonomia

Muitas empresas sofrem com o afastamento dos trabalhadores em função de problemas de saúde, que podem ser evitados com ergonomia.

Leia mais
27 jul

A importância do profissional de ergonomia

A promoção da saúde do colaborador e, logo, o aumento da produtividade e a diminuição do absenteísmo estão entre as contribuições deste profissional

Leia mais
6 set

7 princípios básicos da ergonomia

Cuidados com as condições do ambiente, equipamentos e ferramentas e possíveis riscos à saúde são apenas alguns desses princípios. Saiba mais neste artigo.

Leia mais
Chame no Whatsapp