22 fev

Como diminuir o estresse com ergonomia?

O nível de estresse dos profissionais de uma empresa pode chegar a 41% quando não é dada a devida importância às suas necessidades, segundo uma pesquisa do Instituto Global de Bem-Estar. Já as organizações que se preocupam com o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores, apresentam um nível de estresse muito menor. De acordo com o estudo, apenas 17% dos colaboradores se mostram incomodados. E esse é um dos fatores que mais afetam o dia a dia das empresas.

Você já parou para pensar que para tornar o ambiente de trabalho mais produtivo é preciso que as pessoas presentes estejam satisfeitas? E que para ter sucesso no mercado é preciso entregar bons resultados, no entanto, como fazer isso sem que os próprios profissionais estejam totalmente engajados nas suas tarefas? É importante manter a saúde da empresa em todos os sentidos e uma das formas de fazer isso é apostando em ergonomia.

 

Ergonomia e saúde da empresa

A ergonomia está muito relacionada à saúde dos colaboradores. Isso porque, dependendo do ambiente de trabalho, é possível que sejam expostos a risco e isso prejudique o seu desempenho.

No setor de construção civil, os cuidados de segurança são muito importantes e, por isso, é essencial o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), por exemplo. Já em um escritório, as pessoas podem sofrer doenças laborais por esforços repetitivos ou má postura. E, em todas essas ocasiões, é responsabilidade da empresa oferecer condições saudáveis e seguras para se trabalhar.

O primeiro passo é atuar de acordo com a Norma Regulamentadora (NR 17), que prevê a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Um segundo passo é fazer as escolhas de equipamentos e do mobiliário certo para contribuir com a boa saúde dos profissionais. E depois procurar se certificar de que os profissionais estão realmente satisfeitos com as suas rotina e tarefas.

 

Como a ergonomia ajuda a diminuir o estresse

Ao entender a importância da ergonomia para a saúde da empresa é possível ter uma melhor ideia de como ela pode ajudar a diminuir o estresse dentro de uma organização. Por exemplo, escolhendo móveis ergonômicos para compor o espaço é possível que aqueles profissionais que atuam a maior parte do dia sentados tenham conforto durante o expediente.

É importante que eles não desenvolvam qualquer dor que possa estressá-los ou até mesmo afastá-los por alguns dias. Então, precisam contar com uma cadeira que esteja de acordo com as exigências da NR 17 e permita que ele, nos momentos de contato com um computador, por exemplo, permaneça com o punho em uma direção neutra, os ombros e quadris alinhados, que o encosto seja adaptável a curvatura da coluna e o assento ajustável. Tudo isso ajuda os profissionais a não desenvolverem as famosas Lesões por Esforço Repetitivo (LER).

A ergonomia também oferece soluções para aquelas que trabalham em pé. Os descansos de pés ergonômicos ajudam a manter a boa postura, fazendo com que a pessoa fique ereta, mas também relaxada, evitando fadigas nos músculos da panturrilha.

Outra questão importante para diminuir o estresse é instalar na companhia a cultura do exercício durante a jornada de trabalho. Alongar os dedos, pulsos, tronco e pescoço, movimentar o quadril e flexionar os pés são ótimas opções para lidar com o estresse. Essa movimentação do corpo ajuda a restabelecer as condições normais do organismo, seja o desequilíbrio por fatores psicológicos ou fisiológicos.

Agora que você já sabe como diminuir o estresse com ergonomia, não deixe de conferir os produtos da Prolabore e melhore a saúde dos seus colaboradores.

 

Author:
Tags: , ,

POSTS RELACIONADOS

6 out

10 dicas de ergonomia para quem trabalha com computador

São procedimento e hábitos simples, mas que podem fazer a diferença na prevenção de uma série de lesões.

Leia mais
25 jan

4 erros na hora de montar o escritório que você não deve cometer

Nem sempre fazemos as escolhas de móveis certas para equipar o ambiente de trabalho, saiba o que evitar nesse momento e entenda a importância da ergonomia.

Leia mais
2 set

5 dicas para ter um ambiente de trabalho saudável

As pessoas que ocupam o mesmo espaço de trabalho têm opiniões e necessidades diferentes

Leia mais